12 meses de Poe ♥ #02

Poe - Juliana Fiorese

Era a esperança que impelia os nervos a tremer –
o corpo a encolher. Era a esperança – a esperança
que triunfa na tortura – que sussurra para o
condenado à morte até mesmo nos calabouços da
Inquisição“.
[O poço e o pêndulo]
[Contos de imaginação e mistério, p. 61]

Parece que voltamos a colocar em dia todos – ou quase todos – os projetos literários aqui do blog, não é mesmo ?!

Esse é o segundo post para o projeto 12 meses de Poe, criado pela Anna, que consiste em ler um conto de Poe por mês; bom… até o final de abril, pretendo ficar em dia com o projeto ♥ !!

Poe - Juliana Fiorese

Adquirindo o livro clicando nesse link aqui: Contos de imaginação e mistério
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Consequentemente, este foi também o meu segundo contato com a obra de Edgar Allan Poe.

Eu não sei se é porque eu ainda não estou acostumada com a sua escrita, mas estou achando a leitura difícil. E isso não quer dizer que eu não esteja gostando não, tá, gente ?! Eu estou adorando ♥ !!

Poe - Juliana Fiorese

O poço e o pêndulo ambienta-se na Espanha, no período da Inquisição, e vai nos contar então a história de um homem que foi condenado pelos inquisidores e passa por uma série de torturas.

O texto é narrado em primeira pessoa e, como se não bastasse isso, Poe é extremamente detalhista. Ele faz com que o leitor sinta toda a aflição, medo, angústia, claustrofobia, etc., que o protagonista está sentindo.

Poe - Juliana Fiorese

Primeiro que eu já fiquei tensa desde o momento em que ele é preso lá naquela sala totalmente escura, né ?!

Nessa sala tem algumas armadilhas. Tem um poço ali no meio, tem um pêndulo em forma de lâmina, tem desenhos de demônios nas paredes, tem fogo, tem paredes que vão se aproximando dele e deixando o espaço cada vez menor, tem ratosmuitos ratos -; enfim !!

São vários elementos que, bem aos poucos, conforme são narradas as sequências de acontecimentos, vão causando uma completa tortura física, emocional e psicológica no personagem – e no leitor também -.

Poe - Juliana Fiorese

Ao longo de todo o conto, o nosso protagonista se encontra entorpecido, ora está acordado, ora está desmaiado; ou ora está tranquilo e esperançoso, ora está desesperado; e toda essa oscilação da consciência dele me remeteu à própria oscilação de um pêndulo !!

Assim como a narrativa, em alguns momentos ela é rápida, em outros ela é mais lenta e a gente facilmente visualiza, na escrita, esse movimento do pêndulopelo menos foi essa a impressão que eu tive.

Poe - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

E então ensinou-se em minha imaginação, como uma rica nota musical, o pensamento do doce descanso que devia ser o túmulo“. [p. 51]

Desmaiara; mas mesmo assim não direi que perdi de todo a consciência. O que dela restava não tentarei definir, nem sequer descrever; contudo, nem tudo estava perdido. No sono mais profundo – não! No delírio – não! Em um desmaio – não! Na morte – não! até mesmo no túmulo, nem tudo está perdido“. [p. 51]

Despertando do mais profundo dos sonos, rompemos a teia diáfana de algum sonho. E contudo, um segundo depois (por mais frágil que pudesse ser a teia), não lembramos de ter sonhado“. [p. 51]

Ao enfiar a porção entre meus lábios, invadiu-me a mente um pensamento insipiente de alegria – de esperança. E contudo, o que queria eu com a esperança? Foi, como disse, um pensamento incipiente – o homem tem tantos desses que jamais são completados. Senti que era de alegria – de esperança; mas senti também que havia perecido já ao se formar“. [p. 60]

Poe - Juliana Fiorese

Adquirindo o livro clicando nesse link aqui: Contos de imaginação e mistério
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

É isso, gente. Gostei demais desse conto !!

Assim como no primeiro conto que eu li de Poe, William Wilsonmaravilhoso -, eu precisei de um tempo pós leitura para ir absorvendo, digerindo o texto aos pouquinhos mesmo. É incrível o que esse homem faz com o leitor !!

Estou adorando Poe ♥ !!

Espero que tenham gostado da resenha de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com muito carinho ♥,
Juliana Fiorese.

♥ Para ler todos os posts do projeto #12mesesdepoe, é só clicar nesse link aqui. ♥

Catarse - Juliana Fiorese

Lembrando que, comprando qualquer livro clicando aqui: Amazon
você ajuda o blog a crescer e incentiva cada vez mais a postagem de
novas resenhas como essa por aqui .

Juliana Fiorese

0 comments

  1. O Poço e o Pêndulo provavelmente é o meu conto favorito do Poe. A ambientação é maravilhosa, e a sensação de claustrofobia é claríssima, você definitivamente fica sem fôlego durante a leitura.
    E não se preocupe em sentir dificuldade com a narrativa dele no começo, porque aos poucos você vai se acostumando. Se realmente gostar das histórias dele, pode apostar que vai querer ler mais de uma vez com o passar do tempo, e cada leitura é uma descoberta nova dentro da história <3

    1. Oiii Marcela !! Eu AMEI “O Poço e o Pêndulo” !! Eu passei por todas essas sensações que você falou e realmente fiquei muito impressionada com a capacidade que Edgar Allan Poe tem de nos inserir tão verdadeiramente dentro das histórias que ele conta pra gente. Não sei se por ter lido “William Wilson” antes, e por ter sido o primeiro contato com o escritor – e primeiro contato com essas sensações todas que o autor oferece ao leitor -, mas acho que me envolvi mais com esse conto. Só que acho injusto fazer uma escolha do meu preferido, porque SÓ li esses dois contos dele. Vou ler mais e mais – já estou querendo conhecer muito ahahah – e tentar formar uma opinião melhor. Só digo que estou adorando bastante !! <3 <3 <3 Ah !! Quero me acostumar logo ahahaha !! Ainda acho bem difícil de ler. :O E, siiiim !! Adorei isso que você falou "cada leitura é uma descoberta nova dentro da história" !! Já quero reler os contos que li… Mais na frente é certeza que farei isso !! <3 <3 <3 Essa semana leio outro conto dele e venho aqui falar minha opinião !! Beijoooooooos !! <3 <3 <3

  2. Que projeto fantástico, esse! Comprei esse livro na época do lançamento mas VERGONHOSAMENTE ainda não li! Ele já está até com a borda das páginas amareladas, cheias de charme :~
    A Tati Feltrin sempre recomenda ler Poe no original, se possível. Num vídeo que não lembro agora, ela conta que esse texto tem toda uma métrica peculiar, que te dá a impressão do pêndulo balançando, deve ser incrível!
    Bjks :*

    1. Esse projeto tem sido maravilhoso, Lidy !! Eu também havia comprado esse livro há muito tempo em uma promoção e nem tinha começado a ler. O projeto foi um incentivo e tanto !! O bom é que fica tranquilo ler um conto por mês. Tenta fazer isso !! <3 Eu que atrasei tudo, e vou ler 3 contos esse mês, para ficar em dia com o projeto, ahaha !! Mas estou adorando !!

      Aaaah, eu já estou achando difícil ler em português, imagina se eu for tentar ler em inglês, ahaha. meu inglês não é fluente não… Isso é péssimo. =( =( Maaaas, quem sabe um dia, né ?! xD xD xD Eu vou procurar agora o que a Tati falou sobre esse conto !! <3 Eu achei que a narrativa (e outros elementos) tem esse movimento mesmo !! =O Às vezes ela é rápida, às vezes lenta… Achei o máximo !! Mas no original deve ser fantástico mesmo !! <3

    1. Então, eu estou lendo os contos dessa edição que eu tenho aqui do “Contos de imaginação e mistério” … Estou acompanhando a ordem do livro mesmo !! Se não me engano, tem esse conto “Berenice” nele, né ?! Ou não ?! Depois vou verificar, não lembro muito !! Obrigada pela sugestão !! <3 <3 <3 <3 <3 <3 Beijos !!

  3. Ju, a linguagem dele é um pouco diferente do habitual mesmo, seja pela época ou até mesmo pelo estilo dele. É bem descritiva e com uma pontuação que foge do comum, mas sempre vale a pena!

    1. Barbaraaaa !! <3 <3 <3 <3 É muito diferente !! ahaha <3 Eu estou adorando !! <3 Já quero conhecer mais e mais dele, mas vou fazendo isso aos pouquinhos. <3 Semana que vem eu lerei outro conto !! Aí venho aqui comentar também !! Vale muito a pena !! <3 <3 <3 <3 <3

  4. Oi, Ju. Eu continuo TODA atrasada nesse projeto, rs! Mas vou tentando acompanhar – o problema é que lendo 3 livros ao mesmo tempo fica mais difícil. Porém quero muito retomar a leitura, e concordo com você: a linguagem dele é mais difícil, acho que principalmente porque ele ‘filosofa’ muito e algumas vezes é até prolixo!
    Fico feliz que esteja descobrindo as maravilhas de Poe, é um autor maravilhoso!

    Beijos,
    Camila | http://www.lendoporai.com

    1. Camiiiila !! <3 !! Eu também estou atrasada nesse projeto !! Aliás, eu estou atrasada em TODOS os projetos literários que eu estou fazendo, ahahaha !! E já quero entrar em um outro, o do Livrada !! =O Sou dessas … Mas vou lendo devagarzinho… ahahaha Vai dar tudo certo, no final das contas. <3

      Eu também estou lendo 3 livros ao mesmo tempo, acredita ?! Guerra e Paz, Harry Potter e a Câmara Secreta, e A Torre !! =O E já quero começar outro !! E tem os contos do Poe !! Socorrooooo !! ahahahaha xD

      Eu estou adorando esse jeito que Poe está conseguindo me envolver nos contos dele !! Não vejo a hora de conhecer mais !! Semana que vem eu lerei outro !! Aí venho aqui comentar. <3

      Beijooooos !!

  5. Eu fiquei muito triste porque fiquei sabendo do projeto no mês passado. Quero começar a fazer no mês que vem (ou talvez eu comece do meio do projeto, ainda tô pensando sobre isso). Eu amo o Poe. Acho que ele tem um dom incrível de fazer com que você sinta medo enquanto lê. Eu acho extremamente difícil fazer isso. É relativamente fácil fazer alguém chorar com um texto, ou rir, mas fazer a pessoa sentir medo é uma arte.
    Gosto muito da obra dele (a ponto de comprar a obra completa em inglês, mesmo sabendo que eu não vou ter capacidade de ler kkkk).
    Essa coisa de achar a leitura difícil, no início é assim mesmo. É um estilo de escrita com o qual não estamos tão acostumados, mas com o tempo vai ficando mais simples.
    Beijos

    1. Ainda dá tempo de participar do projeto, Natália !! Aliás, acho que sempre há tempo !! Eu estou super atrasada, mas o importante é ler e ir curtindo as histórias, não é mesmo ?! Espero ficar em dia, e continuar na ideia de ler um conto dele por mês. Eu não estou acompanhando os contos do projeto da Anna; aproveitei para ler os contos desse livro que eu já tinha aqui em casa (é o único que eu tenho dele). <3 E estou amando !! <3

      E, realmente, é muito difícil fazer o leitor sentir medo, mesmo !! E Poe faz isso com maestria – pelo menos nesses dois contos que eu li até agora, senti muito, muito medo !! Foi bem perturbador !! Estou gostando muito e quero conhecer mais contos !! Semana que vem eu lerei outro !! Aí venho aqui comentar. <3

      Beijos !!

Deixe uma resposta