Anna Kariênina ♥

“Todas as famílias felizes se parecem,
cada família infeliz é infeliz à sua maneira”.
Liev Tolstói

E assim começa esse livro espetacular de Tolstói: Anna Kariênina ♥.

Anna Karienina - Juliana Fiorese

ISBN: 9788575038413 | Cosac & Naify | 816 páginas | 24,8 x 17,4 x 4,6 cm

O livro foi escrito por Liev Tolstói, na Rússia, entre os anos 1873 e 1877. Somando a inspiração de um episódio específico que presenciou com os debates sobre os problemas no casamento e os direitos da mulher, o autor começou a escrever Anna Kariênina.

O livro traz uma apresentação maravilhosa escrita por Rubens Figueiredo, explicando os pormenores sobre a obra. Vale muito, muito à pena ler !!

Anna Karienina - Juliana Fiorese

A história se passa na Rússia em meados de 1874 e tem como abordagem o adultério.

Mas a obra vai muito além e nos ambienta também em várias questões da época de uma Rússia precedente a uma revolução.

Ela vai nos mostrar em detalhes como era a aristocracia russa; assim como era na cidade e no campo; como era o cotidiano das famílias (da classe alta e sua despreocupação com as classes baixas), cada uma com sua peculiaridade; vai mostrar a decadência da nobreza; como era a vida agrícola e a relação com os trabalhadores; vai abordar muitas questões políticas, educacionais, filosóficas, religiosas e sociais.

Anna Karienina - Juliana Fiorese

Vai, sobretudo, nos mostrar o posicionamento da mulher, sempre submissa aos homens, com os quais casavam por conveniência e toda a hipocrisia que existia nesses relacionamentos.

Anna Karienina - Juliana Fiorese
Desenho da Anna Karienina que fiz enquanto estava lendo o livro ♥.

Annauma das personagens principais -, com casamento arranjado e mãe de um menino com seus 8/10 anos de idade, vai quebrar esses padrões impostos pela sociedade ao apaixonar-se e relacionar-se com o conde Vrónski, causando grande impacto às pessoas ao seu redor. E vamos assim, ao longo do texto, conhecendo a vida do casal e as consequências que o relacionamento trouxe.

Anna Karienina - Juliana Fiorese
Desenho do Liévin que fiz enquanto estava lendo o livro ♥.

Além da história de Anna, o livro vai narrar a história das famílias e das pessoas ligadas direta ou indiretamente a ela.

Outro personagem que considero como um dos principais é o Liévin, que traz muitos questionamentos sobre a vida e sobre as pessoas. Me identifiquei muito com ele e refleti bastante com seus pensamentos – certamente o meu personagem preferido.

Anna Karienina - Juliana Fiorese

A narrativa é muito tranquila e Tolstói nos conta toda a história de maneira bem calma, sem nenhuma pressa. Ele nos insere profundamente no contexto e parece que estamos vivendo ali no cotidiano ao lado de cada personagem.

Existem passagens que nos deixam muito perplexos e não conseguimos parar de ler. A leitura consegue explorar em nossos corações diversas emoções e sentimentos.

Eu ainda estou impressionada com o desfecho da história e até agora não me recuperei !!

Anna Karienina - Juliana Fiorese

O livro é dividido em oito partes e os capítulos são curtos, facilitando ainda mais a leitura. Os capítulos não tem título – acredito que por serem muitos e bem curtos – e isso me deixou um pouco triste em alguns momentos. Acho que títulos facilitariam ainda mais, mas não é algo que atrapalha; de jeito nenhum.

Eu achei a leitura bem fácil, mas o leitor precisa ter paciência em alguns momentos e precisa estar preparado para enfrentar as 800 e poucas páginas que o esperam.

Anna Karienina - Juliana Fiorese

Ah !! Gostaria que existissem mais notas de rodapé !! O livro tem algumas relacionadas a fatos, lugares e pessoas reais, mas a maioria é tradução de falas em outras línguas – principalmente francês. Acredito que enriqueceria ainda mais (se é que é possível) a experiência de leitura.

Anna Karienina - Juliana Fiorese

Eu li Anna Kariênina no kindle, então não posso falar muito da diagramação da versão impressa – apesar de, em toda oportunidade de ir a livrarias, procurar a edição impressa para saber em que página eu estava (eu sempre faço isso, ahaha) -, mas eu acho a capa / edição maravilhosa !!

Anna Karienina - Juliana Fiorese

Eu gostei muito – muito mesmo – do livro e o recomendo – lembrando: desde que você esteja preparado a entrar nesse portal de 816 páginas, entender que se trata de uma outra época e estar ciente de que, em alguns momentos, será necessário muita paciência. Assim aconteceu comigo, pelo menos.

Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de ler esse romance ♥. 

Também fiz uma pesquisa de algumas imagens que me ajudassem a imaginar/imergir ainda mais na história, visto que se passa em uma Rússia de 1874… Vou deixar aqui algumas delas que encontrei no google – e que acho que pode ajudar um pouco:

Anna Karienina - Juliana Fiorese
Essa foto mostra o casamento da grã-duquesa Maria Alexandrovna (da Rússia) e do príncipe Albert (duque de Edimburgo) no Palácio do Governador. Dá para gente ter um pouco de noção de como eram as festividades da classe alta naquela época (1874) em Moscou, na Rússia. Fonte: aqui.
Anna Karienina - Juliana Fiorese
Essa imagem mostra São Petersburgo em 1874 e o rio Neva. Fonte: aqui.
Anna Karienina - Juliana Fiorese
Essa foto mostra um Czar russo e os soldados de guerra. Olha a vestimenta deles !! Fonte: aqui.
Anna Karienina - Juliana Fiorese
Aqui está uma imagem de um teatro em São Petersburgo, apresentando uma ópera de Romeu e Julieta. Um dos lugares em que a sociedade russa apresentada no livro mais frequenta, são os teatros. Fonte: aqui.

Só para trazer um pouquinho para os dias de hoje, coloquei duas imagens mais atuais:

Anna Karienina - Juliana Fiorese
Moscou, no inverno. Fonte: Google Imagens (perdi o link, gente … Se souberem de quem é a foto, por favor, me avisem, para que eu possa corrigir o crédito).
Anna Karienina - Juliana Fiorese
São Petersburgo, no inverno. Fonte: Google Imagens (perdi o link, gente … Se souberem de quem é a foto, por favor, me avisem, para que eu possa corrigir o crédito).

Enquanto eu estava pesquisando as fotos para inserir aqui na resenha, encontrei dois mapas muito legais: um de Moscou e outro de São Petersburgo (é só clicar nos respectivos nomes para acessa-los).

Anna Karienina - Juliana Fiorese

Assim que terminei de ler o livro, fui logo assistir o filme. Mas adianto que eu não gostei tanto assim – em relação à história em si !! -, achei monótono e não explicou muitas, muitas coisas importantes.

Acho que, se eu o tivesse assistido antes de ler o livro, talvez, tivesse gostado mais da adaptação… Não sei. O que vocês acharam do filme? Se bem que iria ter um spoiler muito grande do desfecho… Ainda bem que não assisti antes !!

Eu não entendo nada de cinema, mas em questões visuais e por ser feito de maneira teatral, esse foi um dos filmes mais bonitos que já vi na vida ♥.

Anna Karienina - Juliana Fiorese

Durante a minha leitura eu fiz dois desenhos: um da Anna Kariênina e outro do Lievin. O da Anna eu já havia disponibilizado para download nesse link aqui. E agora, estou disponibilizando o do Liévin, é só clicar na imagem abaixo para fazer o download !!

Anna Karienina - Juliana Fiorese

(Espero que esse desenho traga uma dose extra de amor ♥ e cores para a casa de vocês !! Eu ficaria muito feliz em ver como ele ficou aí no seu cantinho. Se quiser me mostrar, é só me marcar no instagram @julianafiorese e usar a #julianafiorese .)

Alguém aí já leu Anna Kariênina? O que achou da história? E, quem não leu, pretende ler um dia? Me conta aqui nos comentários… Eu adoraria saber a opinião de vocês.

Espero que tenham gostado da resenha de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com carinho ♥, Juliana Fiorese.

Juliana Fiorese

0 comments

  1. Morri com a fofura dos desenhos! Já salvei aqui e to pensando em como usar haha
    Sou muito suspeita para falar sobre esse livro. Li Anna Karienina em 2013 e fiquei absurdamente apaixonada. Até fiz uma tatuagem com uma das frases da Anna.
    O que eu mais gosto desse livro é a grande diversidade de personagens, tem gente pra todo gosto! Adoro comoo Tolstói mergulha na alma dos personagens e em momento algum cai em contradição. Acho lindo. E o Lievin… nem sei o que dizer.
    No inicio do livro eu achava ele meio chatinho, todo apaixonado e babão, só que com o desenrolar da historia ele foi ficando cada vez mais interessante e incrível e complexo. Me identifiquei demais com vários questionamentos dele.
    No fim das contas eu quase nem gostei da Anna. É como dizem Lievin rainha, Anna nadinha hahaha
    E eu não gostei nada do filme. Achei ele visualmente falando lindo, mas odiei a historia que eles mostram. Parece que o livro é tão bobinho. Entendo que é uma adaptação, que seria impossível mostrar tudo o que acontece no livro, mas mesmo assim… achei muito fraco.

    Sempre fico feliz quando mais alguém gosta desse livro 😛

    Beijos

    1. Feliz demais que gostou dos desenhos, Na !! Depois imprime eles !! <3

      Eu ameeeei esse livro !! Muito !! Qual foi a frase que você tatuou ? O livro é cheio de frases muito boas, né ?

      Também adoro os personagens, Na. Cada um com sua personalidade, complementando e enriquecendo ainda mais a história, não é? Acredita que, mesmo o Lievin sendo meio bobinho apaixonado no começo, eu não fiquei com raiva dele? ahaha xD E da Anna, não gostei muito dela no início, mas já ali da metade do livro pro final, fiquei com pena dela. E passei a gostar muito dela. =( Sério, queria entrar no livro só pra conversar com ela. ahah

      Pois éé, o filme foi muito vago, né? No começo até que estava direitinho, eu achei. Mas depois parece que eles se perderam e colocaram as informações jogadas lá, cortaram outras mais importantes. Não sei não… Pelo menos o visual é bem lindo !! <3

      Esse virou um dos livros preferidos da vida !! Eu não conhecia o Tolstói. Depois quero ler outros livros dele. Você já leu?

      Beijos !!

Deixe uma resposta