De volta para o futuro – Os bastidores da trilogia ♥

BTTF - Juliana Fiorese

Então, aperte os cintos, porque se meus cálculos estiverem corretos,
quando esta belezinha chegar a 88 milhas, você verá algo surpreendente“.
[De volta para o futuro – Os bastidores da trilogia, p. 23]

Quem acompanhou os noticiários e as mídias sociais nos dias precedentes ao 21 de outubro de 2015 data esta que representa o futuro em que Marty McFly e Doc Brown, os protagonistas da trilogia De volta para o futuroaterrissam sua máquina do tempo, um DeLorean -, certamente sentiu-se cativado pelo carinho dos fãs com os filmes – e comigo não aconteceu diferente.

BTTF - Juliana Fiorese

ISBN: 978-85-66636-76-5 | Darkside Books | 320 páginas | 23,4 x 16 x 2,6 cm

Para comemorar o aniversário de 30 anos do primeiro filme da trilogia em grande estilo, a editora Darkside Books trouxe para os fãs brasileiros o livro De Volta Para o Futuro – Os bastidores da trilogia, lançado em uma das datas mais importantes para a história: oct.21.2015. ♥

BTTF - Juliana Fiorese

Quando eu soube que poderia receber o livro – obrigada por ter enviado esse exemplar maravilhoso Raquel, Darkside Books -, o meu coração já estava imerso em todo esse universo de De volta para o futuro. Então corri para assistir a trilogia e aguardar ansiosa a chegada do livro.

BTTF - Juliana Fiorese

Preciso contar para vocês que eu não conhecia a história por completo, pois só havia assistido partes aleatórias do primeiro De volta para o futuro.

A minha experiência com a trilogia é algo extremamente novo para mim e uma coisa eu posso garantir: nunca é tarde demais para embarcar em viagens no tempo ao lado de Marty McFly e Doc Brown.

BTTF - Juliana Fiorese

Lea Thompson, atriz que representou o papel de Lorraine – mãe de Marty McFly -, definiu bem no livro De Volta Para o Futuro – Os bastidores da trilogia os motivos pelos quais os filmes tornaram-se tão atemporais:

(…) sobre como ter coragem em um simples momento pode mudar sua vida.
(…) é algo que você precisa se lembrar para ser uma boa pessoa todo dia.
É por isso que as pessoas assistem o filme muitas e muitas vezes. Você precisa
se lembrar todos os dias que suas ações contam. (…). Se fossem só os skates
voadores e uma máquina do tempo, De volta para o futuro não teria perdurado,
mas as ideias sobre amizade, sobre como você deveria melhorar sua vida para
não se sentir terrível aos 47 anos, estes são temas universais que interessam e
inspiram as pessoas“. [p. 269]

BTTF - Juliana Fiorese

Fui facilmente cativada pela trilogia ♥, pelos personagens únicos, pelas lições abordadas, pela diversão que me envolveu enquanto eu imergia nessas aventuras encantadoras.

(Se você ainda não assistiu, é uma ótima dica de filme !!)

BTTF - Juliana Fiorese

Quando terminei de assistir De volta para o futuro – Parte III, já estava me sentido segura para ler o livro De Volta Para o Futuro – Os bastidores da trilogia, então iniciei a minha leitura.

BTTF - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

Como o próprio título deixa explícito, este trata-se de um livro sobre os bastidores da trilogia De volta para o futuro.

BTTF - Juliana Fiorese

Então, através da compilação de pesquisas feitas pelo autor do livro, Caseen Gaines, somadas a entrevistas com os autores, equipe técnica, atores e os próprios fãs, vamos ficar conhecendo em detalhes como foi a longa jornada de Robert Zemeckis e Bob Gale para conseguirem produzir o primeiro filme; os erros e acertos nas gravações e na escolha do elencosabia que Marty McFly nem sempre foi representado por Michael J. Fox? Sabia que os diretores tiveram problemas com o ator que representava George McFly, o pai de Marty? Sabia que isso trouxe consequências nas gravações? O livro mostra como tudo aconteceu !! -; como a máquina do tempo foi elaborada e os motivos pelos quais escolheram um DeLorean para representa-la, assim como foi a produção dos skates voadores e como eles pareciam tão reais nos filmes; como as cenas foram feitas; quais as tecnologias visionárias apresentadas; os perigos e acidentes enfrentados nas gravações; como foram feitas as sequências – parte II e parte III; os pôsteres, a publicidade dos filmes, o sucesso.

BTTF - Juliana Fiorese
Fonte: Google Imagens.

Enfim, eu poderia ficar aqui o dia inteiro só citando os assuntos que o livro aborda, mas prefiro dizer que esse é um material muito rico, principalmente para quem é fã da trilogia.

BTTF - Juliana Fiorese

Mas será que apenas os fãs da trilogia se sentirão cativados pela leitura desse texto?

Vou contar cinco – das muitas – lições que eu, como ilustradora, como produtora de conteúdo, como empreendedora criativa, como artista e, sobretudo, como pessoa, aprendi com esse livro e vocês tiram as suas próprias conclusões.

Título - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Qualquer coisa que um pensava era dita para o outro, porque você nunca sabe.
Você nunca sabe o que pode desencadear outra ideia“. [p. 36]

BTTF - Juliana Fiorese

Se você está filmando em uma locação, espera encontrar nuvens bem espaçadas
em um cenário claro de azul profundo; mas, se não acontecer, você trabalha com
o céu do jeito que estiver. Você faz o possível para manter o cronograma; mas, se
não der, você trabalha o mais rápido que puder e tenta recuperar o tempo
perdido em uma data posterior“. [p. 51]

BTTF - Juliana Fiorese

(…) deixar seu ego do lado de fora, escrever um filme que gostariam de ver e se
alguém achasse que poderiam melhorar uma ideia isso deveria significar que
havia uma melhor em algum lugar“. [p. 83, reforçado na p. 159]

https://julianafioreseblog.files.wordpress.com/2015/10/20-juliana-fiorese7.png?resize=660%2C153

Eu sempre lembro aos meus alunos que não fiquei de bobeira esperando a
próxima audição antes de De volta para o futuro. (…)  Eu estava sempre
trabalhando no meu ofício, para que quando fosse nas audições tivesse algo
para contar“. [p. 177, Waters]

BTTF - Juliana Fiorese

Zemeckis podia ter escolhido qualquer um entre vários roteiros que
chegavam ao seu escritório, mas ainda assim teve convicção e acreditou
em seu projeto, sempre retornando a De volta para o futuro, mesmo que
já tivesse sido rejeitado uma dúzia de vezes“.  [p.272]

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Acho que podemos tirar vários aprendizados de livros assim.

Esse foi o primeiro livro sobre bastidores que eu li, e posso dizer que aprendi muito com a experiência profissional, com os erros e os acertos, com as decisões tomadas, de todas as pessoas envolvidas na trilogia de De volta para o futuro.

Mas, mais que qualquer coisa, posso dizer que aprendi muito sobre o quanto devemos acreditar naquilo que escolhemos para nossas vidas profissionais e que, fazendo com dedicação e amor, sempre conseguiremos alcançar bons resultados.

Título - Juliana Fiorese

O livro De volta para o futuro – Os bastidores da trilogia tem capa dura com revestimento soft touch e verniz localizado no título, no nome do autor e no selo inserido na quarta capa do livro; e vem com uma fitinha de cetim vermelha, para marcar as páginas ao longo da leitura.

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

A guarda no início do livro mostra o capacitor de fluxo da máquina do tempo e a guarda do final do livro mostra o painel do DeLorean marcando a data da viagem ao futuro: 21 de outubro de 2015 ♥ !!

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

A folha de rosto é preta, com excessão do logo da Darkside Books, onde aparece a caveirinha branca ♥. Em seguida temos a imagem de um capacitor de fluxo ♥, para então chegarmos à página onde fica inserida a ficha catalográfica do livro e à página de dedicatória.

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Logo depois, nos deparamos com o índice do livro, uma foto com Marty McFly, o relógio de Hill Valley e Doc Brown, um número 88acho que é indicando que a viagem, ou melhor, a leitura vai começar !! – e uma frase com o provérbio soviético “a única coisa mais incerta do que o futuro é o passado“:

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Assim, chegamos ao prefácio escrito pelo Jovem Nerd e, em seguida, iniciamos a nossa leitura começando pela introdução de Caseen Gaines.

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Em todo início de capítulo nós vamos ter o título, uma ilustração do capacitor de fluxo e uma data, escritos na cor branca e com um plano de fundo preto, sempre acompanhado por uma foto na página da esquerda.

BTTF - Juliana Fiorese

A escolha dos títulos do livro foram baseadas em acontecimentos de dentro do filme, mas pensados em situações reais, de filmagem.

Por exemplo, o primeiro capítulo chama “Pense, McFly, Pense“, e vai tratar da busca pela produção do filme e, quando a alcançam, eles não gostam da atuação do ator escolhido para fazer o papel de Marty. Precisaram pensar muito sobre o que fazer em relação a isso.

BTTF - Juliana Fiorese

Já o segundo capítulo chama “Apagado da existência“, e vai tratar principalmente sobre a demissão do primeiro ator !! E assim por diante.

Eu achei esse jogo de títulos muito divertido !!

BTTF - Juliana Fiorese

A escrita de Gaines é muito simples, a leitura se torna bastante fluida e, em vários episódios descritos no texto, eu consegui dar muitas risadas; achei bem divertido conhecer os pormenores por trás dos filmes e existem situações tão hilárias que senti saudades quando terminei a minha leitura.

margem do texto é relativamente grande, porém o tamanho da fonte é menor que o normal. Não sei se é assim em todos os livros de bastidores, mas acho que isso acontece para que haja mais espaço para inserir mais e mais fotos no livro ♥.

BTTF - Juliana Fiorese

E o livro é recheado de fotos maravilhosas, ilustrações de pôsteres, croquis de objetos, etc., etc.. Acho que 40% do livro é imagem ♥ !!

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Quando o texto termina, somos presenteados com mais fotos extras do filme em um capítulo com o título Flashbacks.

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Por fim, chegamos à página de agradecimentos, às fontes que o autor utilizou para elaborar esse trabalho e à sua mini biografia.

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

As últimas páginas do livro fazem referência ao filme ♥ !!

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

Darkside Books também me enviou, além do livro, várias coisinhas lindas que acompanham o universo da trilogia De volta para o futuro ♥.

BTTF - Juliana Fiorese

Veio um marcador de páginas em formato de hoverboard:

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Um facsímile do panfleto que Marty McFly recebe no início do filme e, olha que amor, tem até o recado que Jennifer deixa para Marty atrás !!

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

E vários bottons lindos demais:

BTTF - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

Eu gostaria muito de compartilhar com vocês o link onde eu encontrei esse papertoy lindo do Marty McFly, gente.

Foi no site BoxZet e lá tem um monte de personagens nesse mesmo estilo para download. Eu adorei e já baixei um monte para montar !!

O do Marty é esse aqui.

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

BTTF - Juliana Fiorese

Quando terminei de assistir a trilogia eu já me senti bem apegada aos personagens, mas quando terminei de ler o livro De volta para o futuro – Os bastidores da trilogia o sentimento de carinho pelos atores, pela equipe técnica, pelos produtores, pela atmosfera de trabalho deles, aumentou ainda mais ♥.

Posso dizer que já sou uma eterna fã de Zemeckis e Gale, e de toda essa sensibilidade visionária que eles nos transmitiram. Sensacional.

BTTF - Juliana Fiorese

Quem ficou com vontade de conhecer os bastidores de De volta para o futuro? 
Me contem aqui nos comentários, eu adoraria conhecer a opinião de vocês ♥ !!

Sabe qual livro de bastidores eu gostaria muito de ler?
O dos filmes de O Senhor dos anéis e de O Hobbit !! Seria sensacional !!
Ou de alguma animação de Tim Burton, já imaginou? O estranho mundo de Jack? ♥ ♥ ♥

Espero que tenham gostado da resenha de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com carinho ♥, Juliana Fiorese.

Juliana Fiorese

0 comments

  1. Assisti De Volta Para O Futuro quando era criança, acho que não foi no ano do lançamento no cinema, mas quando lançou em VHS. Isso faz quase 30 anos, e mesmo depois de ver muitos filmes de viagem no tempo, este continua sendo o meu favorito (todos três, na verdade). Tenho em DVD e vejo sempre que posso. O livro é fantástico. Comprei na pré-venda. Recomendo a todos. Já está por um preço bem mais baixo em alguns sites. Aproveitem!

  2. Juliana sua liiiinda <3333

    Esse post ficou maravilhoso! De verdade <3 Vc extraiu perfeitamente o que o livro significa, ao menos pra mim, hahah. Realmente é uma aula sobre produção mas, mais do que isso, um compilado de pessoas incríveis ensinando a gente a não desistir do que a gente acredita.

    Parabéns, sua linda, ficou sensacional <333

    Bjs

    1. Que feliz que gostou, Raquel !! <3 <3 <3 Obrigada !! Sabe o melhor dos livros ?? É quando a gente consegue, de alguma maneira, levar pra vida o que eles trazem, né ?! Independente do livro, do estilo literário, da história, etc.. Isso é incrível !! <3 <3 <3 E eu fico muuuuuito feliz e satisfeita quando eu consigo fazer essa extração. Adorei mesmo !! <3 <3 <3 Beijooooos !!

    1. Oiiiiii !! <3 <3 <3 Muuuito obrigada, mesmo !! Feliz demais em saber que gostou da resenha !! <3 <3 <3 Eu adorei o livro, fiquei gostando muito mais da trilogia depois que vi como tudo foi feito e por conhecer "de perto" as pessoas que participaram dos filmes !! Beijos !! <3

Deixe uma resposta