Harry Potter e o Cálice de Fogo ♥

Harry Potter - Juliana Fiorese

(…) seremos tão fortes quanto formos unidos
e tão fracos quanto formos desunidos.
“.
[Harry Potter e o Cálice de Fogo, p. 575]

Como eu contei no post de introdução ao projeto Lendo Harry Potter, a minha leitura da série foi interrompida em Harry Potter e o Cálice de Fogo; simplesmente porque eu lembro de te-lo achado muito chato, na época.

Lembro até que nem mesmo eu tinha lido a parte inteira do Campeonato Mundial de Quadribol e já desistira.

E, pasmém, foi o livro que eu mais gostei até agora. Já é o meu preferido, hein ?! ♥

Harry Potter - Juliana Fiorese

ISBN: 85-325-1252-6 | Rocco | 584 páginas | 20,8 x 13,6 x 2,4 cm | 2001

Adquirindo o livro clicando nesse link aqui:
Harry Potter e o Cálice de Fogo
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Título - Juliana Fiorese

Diferente de todos os livros anteriores, o primeiro capítulo deste já começa com uma cena bem sinistra onde Lorde Voldemort trama, com seu aliado Pedro Pettigrew, planos para a sua volta e para a morte de Harry Potter. O ambiente em que eles se encontram é a velha casa dos Riddle, que inclusive é da família de Voldemort.

A aparência do Lorde das Trevas aqui nesse início ainda é bem frágil e fraca, mas isso não diminui o medo e o poder que ele transmite às pessoas que o cercam; Rabicho que o diga, não é mesmo ?!

Harry Potter - Juliana Fiorese

O primeiro evento principal que acontece em Harry Potter e o Cálice de Fogo é a Copa Mundial de Quadribol; e eu já estava compartilhando da mesma ansiedade que as personagens sentem pelo evento, porque desde que eu comecei a reler os primeiros livros e a re-assistir os primeiros filmes, os jogos de quadribol é uma das partes que eu gosto demais na saga – e que, pelo visto, eu nem gostava tanto assim na época em que tentei ler esse livro – !!

É muito divertido !! Porém, acontece um ataque no acampamento dos bruxos que a gente logo descobre ter sido feito pelos Comensais da Morte – seguidores do lorde – e alguém ainda conjura a Marca Negramarca do Lorde das Trevas.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Este quarto livro da série Harry Potter é recheado de jogos e desafios !! Quando finalmente chegamos à Hogwarts o Professor Dumbledore anuncia que este ano acontecerá o Torneio Tribruxo na Escola de Magia e Bruxaria e que, por conta disso, não haverá o campeonato de quadribol entre as casas.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Por conta desse evento, Hogwarts também recebe alunos bruxos de outras escolas !! O que é incrível porque, até então, não sabíamos da existência de outras escolas de magia no mundo que a J. K. Rowling cuidadosa e magicamente criou !! Essa expansão do universo é sensacional !! Conhecer além é uma das coisas que mais me encantam na literatura de séries como essa. ♥

Harry Potter - Juliana Fiorese

O Torneio Tribruxo foi criado há uns setecentos anos como uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria – Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang. Um campeão foi eleito para representar cada escola e os três campeões competiram em três tarefas mágicas. As escolas se revezaram para sediar o torneio a cada cinco anos, e todos concordaram que era uma excelente maneira de estabelecer laços entre os jovens bruxos e bruxas de diferentes nacionalidades – até que a taxa de mortalidade se tornou tão alta que o torneio foi interrompido“. [p. 151]

A única ressalva para essa volta do torneio era que alunos menores de 17 anos não poderiam participar das provas por conta do alto grau de dificuldade e perigo que nelas estão contidos.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Os campeões escolhidos pelo Cálice de Fogo para participarem do Torneio Tribruxo foram Cedrico Diggory, jogando por Hogwarts; Vítor Krum, por Durmstrang; e Fleur Delacour, por Beauxbatons. Porém, algo inexplicável e inédito acaba acontecendo: um quarto jogador é chamado: Harry Potter !!

Harry Potter - Juliana Fiorese

Logo ficamos sabendo que não foi Harry que se inscreveu colocando seu nome no Cálice de Fogo, alguém fez isso por ele. E mesmo com a restrição da idade, ele foi obrigado a participar, visto que quem é escolhido campeão no torneio sela uma espécie de contrato mágico que não pode ser quebrado.

Harry Potter - Juliana Fiorese

A reputação de Harry não estava nada boa, visto que o Profeta Diário, com a ajuda da jornalista Rita Skeeter, estava publicando cada vez mais notícias difamando-o. Com a notícia de que ele ia participar do torneio então, as coisas pioraram ainda mais !! Todos começaram a achar que ele havia colocado o nome lá para obter fama !! Ninguém acredita nele.

E nesses episódios com a Skeeter a gente tem uma grande crítica em relação à manipulação midiática !!

Harry Potter - Juliana Fiorese

Em meio a tudo isso, e como se não bastasse todos esses problemas do torneio para se preocupar, Harry, ao longo de toda a trama, tem sonhos e pesadelos muito reais com Voldemort… O que lhe acaba causando dores insuportáveis em sua cicatriz e trazendo grandes preocupações.

Harry Potter - Juliana Fiorese

E é sobre essa premissa que Harry Potter e o Cálice de Fogo vai se desenvolver.

Vamos conhecer um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas Olho Tonto Moody; além de maldições proibidas também; vamos presenciar um climinha de início de paqueras e ciúmes entre alguns personagens; vamos perder o fôlego em todas as provas do torneio; vamos desvendar alguns segredos e mistérios e, por fim, vamos assistir a volta de Lorde Voldemort.

Harry Potter - Juliana Fiorese

E eu preciso dizer que eu não consegui parar essa leitura enquanto o livro não chegava ao fim. Foi por isso que este, até o momento, é o meu preferido !!

Ele é o ponto de transição entre um mundo que vivia tranquilamente, para um mundo que começa a perceber indícios da volta de um grande mau – mesmo que as pessoas ainda não queiram acreditar nisso.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

(…) vocês não devem se deixar levar só pelas aparências!” [p. 93]

Há pessoas que usam ocasiões inocentes em proveito próprio.” [p. 224]

É uma coisa estranha, mas quando se está com medo de alguma coisa, e se daria tudo para retardar o tempo, ele tem o mau hábito de correr.” [p. 254]

Devagar se vai longe.” [p. 285]

(…) tem até gente que finge que tem ossos grandes em lugar de se levantar e dizer ‘eu sou o que sou e não me envergonho disso’. ‘Nunca se envergonhe’, meu velho pai costumava dizer, ‘tem gente que vai usar isso contra você, mas não vale a pena se preocupar com eles’.” [p. 362]

 “Se você quer saber como um homem é veja como ele trata os inferiores, e não os seus iguais.” [p. 416]

A curiosidade não é um pecado – disse ele. – Mas devemos ser cautelosos com a nossa curiosidade… sem dúvidas…” [p. 476]

Compreender é o primeiro passo para aceitar, e somente aceitando ele pode se recuperar.” [p. 540]

Amortecer a dor por algum tempo apenas a tornará pior quando você finalmente a sentir.” [p. 552]

(…) a verdade é, em geral, preferível às mentiras (…).” [p. 573]

(…) seremos tão fortes quanto formos unidos e tão fracos quanto formos desunidos.” [p. 575]

(…) o que tiver de ser, será…” [p. 583]

Harry Potter - Juliana Fiorese

Adquirindo o livro clicando nesse link aqui:
Harry Potter e o Cálice de Fogo
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Quanto mais eu vou avançando com a leitura dos livros de Harry Potter, mais eu quero ler as continuações !! Acontece isso com vocês também ?! ♥

Enfim… É isso pessoal !!

Alguém ficou com vontade de ler/reler também?
Quem está participando do Lendo Harry Potter?
Quem está relendo os livros? 

Me contem aqui nos comentários o que estão achando dessa experiência, eu adoraria conhecer a opinião de vocês ♥ !

Espero que tenham gostado do post de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com muito carinho ,
Juliana Fiorese.

♥ Para ler todos os posts do projeto Lendo Harry Potter, clica aqui

♥ MINHA LOJINHA ONLINE ♥

Lembrando que, comprando qualquer livro clicando aqui: Amazon
você ajuda o blog a crescer e incentiva cada vez mais a postagem de
novas resenhas e projetos de leitura como esse .

Juliana Fiorese

0 comments

  1. Cálice de Fogo é o meu favorito, tanto no livro quanto na adaptação. Depois dele eu fui perdendo um pouco de interesse em HP, parece que os livros não me envolveram tanto mais quanto os quatro primeiros. Não sei explicar.

    O blog está maravilhoso, parabéns.

    Beijos.
    vidaemserie.com

    1. Oiii Kamylla !! Eu também fiquei encantada com “O Cálice de Fogo” !! Mas depois que passei para o quinto, sexto e último livros, não consegui mais definir qual era o melhor … Acho que aconteceu por eu ter lido tudo em uma sequencia sem interrupções, daí só consigo enxergar a história como um todo. xD E eu amei o geral !! Fiquei triste quando li a última página, por não ter mais histórias nesse universo.

      Gostaria muito que a J. K. expandisse esse universo em outros livros, como Tolkien fez com a obra dele. Seria incrível conhecer histórias da época dos pais de Harry … Histórias da época da fundação da escola, com os seus fundadores como protagonistas … Histórias antes até mesmo da invenção dessas escolas. <3 Acho que vou passar a vida esperando isso. xD

      E, obrigada pelo visita ao blog !! Amei seus comentários !! <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

    2. Kamylla !! Visitei o teu blog e está lindo demais !! Eu ia comentar lá no teu post sobre as séries medievais, mas não consegui … Não aparecia a opção pra clicar onde tem “comentários” lá … =[ Só queria dizer que amei o post e que eu amo histórias medievais. Daquelas 4 séries, eu só conhecia (e acompanho) “Vikings” !! Mas, certeza que já vou procurar as outras !! <3 <3 <3 Beijos !!

      1. Oi Juliana, nossa tive um problema sério com um plugin de comentários e a porcaria travou todos os meus comentáriso desde ontem. Resolvi o problema agora. Muito obrigada por visitar o blog <3

        Dá uma olhadinha em The White Queen, acho maravilhosa. <3

  2. Essa saga parece ser muito divertida, mas acho que sou uma das únicas pessoas do universo que ainda não leu… 😳
    Mas tudo bem, estou me preparando para lê-lo em inglês, aí já vou treinando e me divertindo! 😄
    E como sempre, lindas fotos e post fofo!

    Beijos! 😉

    1. Essa saga tem de tudo e é maravilhosa, Letícia !! <3 <3 <3 Estou lendo o último livro, "Harry Potter e as Relíquias da Morte" e não acredito que já é o último – saudade já define – !! O universo que a J. K. Rowling criou é simplesmente incrível; ela pensou em tudo; tudo mesmo !!

      Não fica se achando estranha não, eu também não tinha lido os livros todos de Harry Potter não !! Eu só tinha lido os três primeiros… E que bom que peguei para ler tudo agora !! É uma fantasia sensacional !! Espero mesmo que você comece a ler; certeza que não vai se arrepender nem um pouquinho sequer !!

      Depois me conta a sua experiência com a história !! Eu já virei Potterhead, ahaha !! xD <3 <3 <3

      Beijos !!

Deixe uma resposta