Harry Potter e o Enigma do Príncipe ♥

Harry Potter - Juliana Fiorese

Era importante, dissera Dumbledore, lutar, e recomeçar a lutar,
e continuar a lutar, porque somente assim o mal poderia ser acuado,
embora jamais erradicado…
“.
[Harry Potter e o Enigma do Príncipe, p. 466]

Enquanto, na minha experiência de leitura, Harry Potter e a Ordem da Fênix – tem resenha aqui foi o livro mais lento para ler, em Harry Potter e o Enigma do Príncipe aconteceu exatamente o contrário. Eu devorei esse livro com um ritmo de leitura bem acelerado.

Mas isso não quer dizer que eu gostei mais de um do que do outro. Quando a gente vai lendo todos os livros de Harry Potter em uma sequencia sem interrupção, a gente começa a enxergar a história como um todo – como se fosse volume único -, e não como livros separados. Pelo menos isso tem acontecido comigo.

Então… Só posso dizer que Harry Potter é incrível. ♥

Harry Potter - Juliana Fiorese

ISBN: 978-85-325-2310-5 | Rocco | 472 páginas | 21,4 x 14,2 x 3,8 cm | 2005

Adquirindo o livro clicando nesse link aqui:
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Título - Juliana Fiorese

Nós percebemos em Harry Potter e o Cálice de Fogo – tem resenha aqui – a transição de um mundo tranquilo para um mundo que recebe a volta de um grande mau.

Neste livro, J. K. Rowling parte o nosso coração – e isso é spoiler… caso não tenha lido nenhum livro anterior a Harry Potter e o Enigma do Príncipe, pula até depois da segunda foto para continuar a leitura !! – com a morte de Cedrico Diggory.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Já em Harry Potter e a Ordem da Fênix, nós somos separados de um personagem mais marcante que Cedrico, o maravilhoso Sirius Black até agora eu estou inconformada com isso.

Vendo essa cronologia de acontecimentos, nós percebemos que J. K. Rowling, ao longo dos anos, estava preparando o seu leitor para tudo o que vai acontecer em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Esse foi o livro mais triste entre todos os da série !!

Harry Potter - Juliana Fiorese

Aqui nós temos um caos que já ultrapassou a barreira do mundo bruxo e se espalhou pelo mundo dos trouxas trazendo acidentes, homicídios e mudanças climáticas, todos sem explicações cabíveis.

Claramente, Voldemort está muito mais forte e com seus Comensais da Morte trabalhando arduamente ao seu lado, fazendo o possível e o impossível para tentar entrar em Hogwarts.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Harry Potter - Juliana Fiorese

Tentativas de homicídio vão ser realizadas dentro da Escola de Magia e Bruxaria, sem sucesso, mas extremamente perigosas !! Só no final da trama vamos entender o que estava acontecendo. Mas logo percebemos o quão perigoso está em todos os lugares !!

Dumbledore passa a dar aulas particulares para Harry, onde ele acaba descobrindo tudo sobre a vida de Voldemortseus pais, seu avô, sua descendência, o orfanato em que ele viveu na infância, sua chegada a Hogwarts, sua saída, onde trabalhou… enfim, tudo.

Harry Potter - Juliana Fiorese

É justamente nessas aulas que Harry também descobre o que são as Horcruxes, “a invenção mais perversa da magia.” [p. 276], e o que ele precisa fazer com elas.

Com todo esse problema das Horcruxes para resolver, Harry ainda tem que se preocupar com um livro de poções que ele encontra, cheio de anotações e dicas de feitiços – inclusive com magia das trevas anotadas ao longo das páginas – que outrora pertencera ao Príncipe Mestiço; um mistério a ser investigado pelo trio de ouro, Harry, Rony e Hermione.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Essa é a premissa principal de Harry Potter e o Enigma do Príncipe !!

Snape finalmente consegue o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas; o professor Horácio Slughorn é o novo professor de Poções; Rony começa a namorar com Lilá Brown, deixando Hermione com ciúmes infinitos; Harry finalmente assume que gosta de Gina e tem até um romencezinho no livro…

Temos um novo Ministro da Magia, Rufo Scrimgeor, mas que continua fazendo o que Fudge havia feito até então, procurando mentir para a população acreditar que está tudo sob controle.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Harry Potter - Juliana Fiorese

De alguma maneira, os Comensais da Morte conseguem invadir Hogwarts, e essa é a parte mais tensa do livro. Coisas tenebrosas vão acontecer aqui. Eu fiquei indignada com um dos personagens !! E ainda não consigo acreditar que não tenha um propósito maior por trás do que aconteceu.

Preciso dizer também que fiquei com muita dó de Draco, gente. Sério.

Harry Potter - Juliana Fiorese

E é isso, gente. Harry Potter e o Enigma do Príncipe vai arrancar lágrimas de qualquer pessoa que tenha acompanhado a história até agora. É de tirar o fôlego mesmo !! Achei este o livro mais triste, mais denso e com conteúdo bem pesado de lidar.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

(…) a grosseria acidental ocorre com alarmante freqüência (…)” [p. 38]

Dumbledore diz que as pessoas acham mais fácil perdoar os outros quando estão errados do que quando estão certos.” [p. 74]

É preciso tentar não sucumbir sob o peso de nossas angústias, Harry, e continuar a lutar.” [p. 258]

A grandeza inspira a inveja, a inveja engendra o despeito, o despeito produz a mentira.” [p. 320]

O próprio Voldemort criou o seu pior inimigo, como fazem os tiranos em todo o mundo! Você tem ideia do medo que os tiranos sentem do povo que eles oprimem? Todos eles percebem que, um dia, entre suas muitas vítimas, com certeza haverá uma que se rebelará e revidará!” [p. 369]

(…) ele teve tanta pressa de mutilar a própria alma, que nem sequer parou para compreender o poder incomparável de uma alma imaculada e inteira.” [p. 370]

Dumbledore teria se sentido o mais feliz dos homens em pensar que havia um pouco mais de amor no mundo.” [p. 452]

Era importante, dissera Dumbledore, lutar, e recomeçar a lutar, e continuar a lutar, porque somente assim o mal poderia ser acuado, embora jamais erradicado…” [p. 466]

Harry Potter - Juliana Fiorese

É isso pessoal !!

O que vocês acharam de Harry Potter e o Enigma do Príncipe Me contem aqui nos comentários o que estão achando dessa experiência, eu adoraria conhecer a opinião de vocês ♥ !!

Harry Potter - Juliana Fiorese

Adquirindo o livro clicando nesse link aqui:
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Espero que tenham gostado do post de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com muito carinho ,
Juliana Fiorese.

♥ Para ler todos os posts do projeto Lendo Harry Potter, clica aqui

♥ MINHA LOJINHA ONLINE ♥

Lembrando que, comprando qualquer livro clicando aqui: Amazon
você ajuda o blog a crescer e incentiva cada vez mais a postagem de
novas resenhas e projetos de leitura como esse .

Juliana Fiorese

0 comments

  1. Oi Juliana, tudo bem?
    Sinceramente é a melhor resenha (de muitas) que vi até hoje: citações, impressões, lindas fotos e emoção equilibrada à objetividade. Meus parabéns, de coração!
    HP também é a saga que me acompanhou da infância à adolescência, sinto o mesmo carinho por ela! Obrigada por retratar isso tão bem em seu blog!

    Recentemente fiz um vídeo especial com relatos de fãs da série (suas histórias e memórias com relação à saga), se quiser ver e opinar, ficarei muito grata 🙂

    obrigada desde já!!

    1. Oiii Mari !!

      Que linda você e o seu comentário, cheio de sensibilidade !! Muito obrigada mesmo, viu ?! Fico feliz demais por saber que você gostou das minhas impressões de leitura. <3

      Eu acabei de assistir o seu vídeo !! Ele ficou muito bom !! E as pessoas entrevistadas foram tão lindas, meigas e carinhosas ao falar sobre suas experiências com Harry Potter que eu até me emocionei.

      Só preciso dizer que eu fiquei morrendo de vontade de ter ido à esse evento !! ahahaha Deve ter sido mágico !!

      Obrigada pela visita aqui no blog.
      E parabéns pelo trabalho no evento !! <3 <3 <3

      Beijos !!

  2. Que bom que você está gostando, Ju! Eu cresci com os livros e sempre que releio é como se eu estivesse voltando para “casa”, Hogwarts é muito acolhedor, as cartas podem não ter sido enviadas, mas os leitores se sentem parte desse mundo também, né?

    E imagina, impossível não achar lindo tudo o que você faz, sempre mostro seu instagram no meio das minhas conversas do dia a dia 🙂

    Beijinhos

    1. Oiiii Juuu !! <3

      Eu acho que quando for reler os livros novamente, vou ficar com essa mesma impressão de "voltar para casa". Eu terminei As Relíquias da Morte. E, quanto amor por esse universo !!

      Queria tanto que a J. K. escrevesse mais !! Eu adoraria embarcar em histórias antes da turma de Harry. Queria livros sobre os marotos !! Queria livros sobre a construção de Hogwarts com os seus fundadores como protagonistas !! E até mesmo antes da fundação da escola. Já imaginou que incrível isso seria ?!

      Espero que ela ainda pense sobre isso. <3 <3 <3 <3 <3 <3

      A expansão desse universo é o que eu mais espero, na verdade. ahahah xD

      Muuuuito obrigada por tudo !!
      Beijos !! <3 <3 <3

  3. Ju, você conseguiu captar bem a essência dos livros do Harry Potter, no fundo é como se os sete livros fossem apenas um, porque a história vai se conectando aos poucos, até fechar tudo no sétimo livro. A J.K. conseguiu fechar bem a história (e olha que é uma história complexa, né?)
    Adoro seu trabalho e suas fotografias! 💕
    Beijinhos

    1. Oiii Juli !! <3 <3 <3

      A J. K. Rowling foi maravilhosa, não é mesmo ?! Quando os livros de Harry foram lançados, eu só havia lido até o terceiro !! Mas agora que estou lendo todos em sequencia, estou encantada com essa ligação que foi feita entre todos os livros. E estou mais encantada ainda com a construção do universo que ela fez !! É incrível como as informações e as histórias tem uma base forte !! A gente percebe que nada foi jogado ali para complementar um trecho qualquer… Tudo tem um passado explicado. Nossa, estou mesmo muito encantada !!

      Estou na metade de "As Relíquias da Morte" e já estou ansiosa para saber como a história vai fechar (eu não lembro de nada pelos filmes). Então vai ser uma experiência maravilhosa, tenho certeza !!

      E agora não vejo a hora de "A criança amaldiçoada" chegar aqui no Brasil !! <3 <3 <3 <3 <3

      Feliz demais por saber que gosta do meu trabalho !! Muito obrigada por tudo !!

      Beijos !!!! <3 <3 <3 <3 <3

Deixe uma resposta