Lendo Os Miseráveis #1 ♥

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Enquanto, por efeito de leis e costumes, houver proscrição
social, forçando a existência, em plena civilização, de
verdadeiros infernos, e desvirtuando, por humana fatalidade,
um destino por natureza divino; enquanto os três problemas
do século – a degradação do homem pelo proletariado, a
prostituição da mulher pela fome, e a atrofia da criança pela
ignorância – não forem resolvidos; enquanto houver lugares
onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um
ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver
ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis“.
[Os Miseráveis, p.17]

E foi com esse prefácio extraordinário que eu iniciei a minha primeira leitura de 2016Os Miseráveis.

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Para quem ainda não sabe, estou participando da leitura coletiva do clássico Os Miseráveis, escrito pelo francês Victor Hugo e publicado em 1862para saber como a leitura coletiva funciona, é só clicar nesse link aqui.

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Tentarei fazer um diário de leitura com postscomo esse – semanalmente. Como se trata de anotações e observações feitas ao longo da minha leitura, pode ser que apareça alguns spoilers !! Mas juro que vou tentar não falar demais, como estou fazendo com o projeto Lendo Tolkien; acho que vai funcionar !!

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

A primeira semana de leitura termina hoje e eu, felizmente, consegui atingir a meta semanal de 150 páginas ♥.

O primeiro volume do romance é dividido em cinco partes, cada parte é dividida em livros e cada livro em capítulos. As primeiras 150 páginas envolvem o Livro Primeiro – Um justo e oito capítulos do Livro Segundo – A queda.

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

♥ Post de hoje: até a página 173 ♥

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Livro Primeiro – Um justo da página 21 à página 100 – acontece por volta de 1815 e vai nos apresentar a história do Bispo de Digne, Charles Myriel, que no decorrer do tempo passa a ser conhecido como Dom Bienvenu.

Os Miseráveis - Juliana Fiorese
Digne atual. Fonte: Wikipedia

Os Miseráveis - Juliana Fiorese
Digne atual. Fonte: Wikipedia.

Passamos então a conhecer a vida de abnegação de C. Myriel e como ele, por acaso, ganha o título de Bispo por Napoleão, abrindo mão – por vontade própria e de coração! – de todas as regalias que era de seu direito, oferecendo inclusive o grandioso Palácio Episcopal como hospedaria para todos os doentes instalados no pequeno hospital que existia ao lado, e indo morar sem nenhum luxo em tal hospital.

05 - Juliana Fiorese
Bispo Charles Myriel ou Dom Bienvenu. Fonte: Wikipedia

Além de ir morar nesse pequeno hospital com sua irmã – Srta. Bapstitine – e a governanta – Mme. Magloire -, C. Myriel destinava praticamente 90% da sua renda para ajudar os mais pobres, ficando com o mínimo de recursos para sua sobrevivência.

Os Miseráveis - Juliana Fiorese
Placa em Digne em homenagem ao Bispo Myriel. Fonte Wikipedia

Tudo em sua casa era muito simples; os únicos objetos de valor que tinha  eram seis talheres, uma concha e dois castiçais, ambos de prata, herança de sua família.

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Em todo o livro primeiro, vamos ficar conhecendo a personalidade do Bispo Myriel, todo o seu trabalho com as classes mais baixas, a sua vida simplista, sua casa, suas benfeitorias, sua bondade e tudo que ele abre mão em prol dos mais pobres.

É muito difícil você não criar uma empatia por esse personagem, gente, sério ♥.

Conforme vamos adiantando a leitura, por mais que C. Myriel não seja um dos personagem principais, percebemos a sua extrema importância para o desencadeamento da história dos personagens principais e para todos os acontecimentos futuros. Fazer essa ligação é sensacional; Victor Hugo maravilhoso !!

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Livro Segundo – A queda – da página 101 à página 173 – nos acrescenta então um segundo personagem à história: Jean Valjean.

Jean Valjean chega à Digne após longos dias de caminhada, com as roupas rasgadas, morto de fome, sede e frio; com os pés feridos, em péssimas condições e no limite de suas forças.

Os Miseráveis - Juliana FioreseFonte: Hugo’s Jean Valjean: Man on the Run

Ele tem dinheiro, mas nos três lugares diferentes em que ele pede comida e abrigo, todos o negam com muito fervor, alegando saberem quem ele era e obrigando-o a sair imediatamente dos estabelecimentos. Até que ele chega na casa do bondoso Bispo C. Myriel, que o recebe de braços abertos.

E é nesse momento que vamos ficar conhecendo toda a infeliz trajetória de Jean Valjean e como as decisões tão injustas das leis e da sociedade o levaram a modificar toda a sua personalidade.

Você fica meio que sem acreditar !

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

É uma história muito triste e pesada, e a maneira que Victor Hugo nos conta todos os conflitos internos do personagem é sensacional. De arrepiar, mesmo !!

O desfecho desse livro segundo é de tirar o fôlego… Principalmente nos últimos capítulos !!

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Eu estou muito empolgada com a leitura de Os Miseráveis e muito feliz com as várias notas de rodapé que vão esclarecendo muitas coisas.

A única dificuldade que eu estava era não lembrar de alguns fatos históricos citados no livro, mas a Lidiane publicou no grupo da leitura coletiva um texto que traz algumas informações desse momento histórico em que se passa Os Miseráveis. Para ler a matéria, é só clicar nesse link: Os Miseráveis | Historia Viva.

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Além disso, eu resolvi relembrar os acontecimentos da história da França para compreender melhor o momento atual de Os Miseráveis.

Sabe quando você passa a entender o que está acontecendo, mas tem uma curiosidade imensa para saber o que antes levou àquilo? Pois é, essa leitura está fazendo isso comigo ♥ !!

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Assim, eu fui buscar mais informações e vou deixar alguns links que eu li e que me ajudaram bastante – caso alguém tenha interesse e caso eu precise consulta-los novamente -:

Monarquia Absoluta | Antigo Regime | Revolução Francesa

Era Napoleônica | Napoleão Bonaparte | Napoleão Bonaparte

Batalha de WaterlooApós a queda de Napoleão | Congresso de Viena

Tabela Cronológica da Revolução Francesa

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Eu estou amando a leitura coletiva e achando muito legal trocar ideias com as pessoas que estão participando também. Também estou com sede de aprender cada vez mais sobre história e essa experiência tem sido muito rica pra mim !!

Eu estou no sexto livro, mas seguirei o cronograma da leitura coletiva para as postagens aqui no blog. Mas uma coisa é sempre certa: já estou ansiosa para continuar os próximos capítulos.

E vocês? Em que parte estão e como estão em relação à história? Gostaria muito de saber, me contem aqui nos comentários ♥ !!

Os Miseráveis - Juliana Fiorese

Espero que tenham gostado do primeiro post do projeto Lendo Os Miseráveis.
Até a próxima sexta – se tudo der certo – com mais diário de leitura.

Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com carinho , Juliana Fiorese.

Juliana Fiorese

0 comments

  1. Olá.

    Eu conheci seu blog graças ao projeto. Cheguei um pouco atrasada, mas pretendo alcançar vocês. Adorei o seu blog e a maneira como fala do livro. vou continuar acompanhando.

    A parte histórica do romance é simplesmente uma das coisas que mais gostei de estudar na faculdade e que mais gosto de dar aula (sou professora de história).

    Beijos.

    1. Oiii Daniela !! Muuuito obrigada pela visita ao blog !! Estou feliz demais em saber que vai continuar acompanhando as postagens por aqui !! Obrigada mesmo !! <3 <3 <3

      Eu estou cada vez mais entusiasmada com o livro, principalmente com a parte histórica !! Já li artigos e vi vídeos e fico cada vez mais fascinada !! <3

      Beijos e ótima leitura !!
      <3 <3 <3

  2. Oi, Ju!!!

    Não estou fazendo parte desse projeto de leitura dos Miseráveis, mas pra ser sincera, fiquei muito entusiasmada pelo seu post!!! Na verdade, suas postagens são sempre lindas, e limpas (não consigo achar outro adjetivo para a clareza de suas postagens), mas o que mais me impressionou, foi a pesquisa em torno da leitura. Assim como você, também adoro ler vasculhando os espaços e as histórias reais que circundam os romances. Li uma adaptação dos Miseráveis uma vez, mas é até vergonhoso assumir isso! Creio que está na hora de abraçar o “Calhamaço” como você mesma o chama!
    Bom ano e Boas Leituras!
    Fabiana
    http://www.linguaeliteratura.com.br

    1. Oiii Fabiana !!

      Que bom que você se sentiu inspirada para ler Os Miseráveis !! <3
      Eu nem terminei de ler o livro, aliás, eu li só 1 terço do primeiro livro (minha edição é dividida em dois livros) e já tenho certeza que essa leitura vai ser uma das mais importantes da vida inteira !! Estou achando tudo muito incrível e não estou conseguindo largar esse livro, acredita? ahah xD

      Eee, muito obrigada, mesmo !!
      Estou muito feliz em saber que você gosta dos meus posts !!
      <3 <3 <3 <3 <3

      Espero que você entre nesse universo de Victor Hugo novamente !! <3

      Beijinhos !!
      <3 <3 <3 <3 <3

  3. Oi, Juliana

    Adorei seu post! Também estou participando da leitura coletiva (apesar de estar um pouquinho atrasada) e estou gostando bastante da experiência. Tinha esse livro já há algum tempo e fiquei bastante feliz por finalmente começar a lê-lo.
    Parabéns pelas fotos incríveis!

    Beijos,
    Camila | http://www.lendoporai.com

    1. Oiii Camila !!

      Muito, muito, muito obrigada !! Que bom que gostou do post !! <3
      Essa leitura coletiva está sendo maravilhosa, néé ?! Eu estou adorando !!
      E, como já falei, eu estou achando o livro incrível !! Victor Hugo foi sensacional !!

      Beijoooos, e ótima leitura !!
      <3

  4. Oi, Ju!

    Adorei o post e as fotos! Está tudo muito lindo! Parabéns.
    Estou amando essa leitura e o fato de ser coletiva, podendo conversar sobre ela. É muito legal. E a história é muito incrível, bem mais do que eu imaginei que seria.
    O Bispo chega a ser utópico de tão maravilhoso, sua personalidade me encanta! Me faz acreditar que há pessoas assim no mundo.
    A história de Jean Valjean me comoveu bastante. O que ele passou, não foi fácil. Estou ansiosa para saber o que acontece com ele no futuro.
    Faltaram apenas 20 páginas para atingir a meta dessa semana e eu espero recuperar o atraso.

    Boa leitura para nós.

    Beijos,
    Amanda Melanie

  5. Oi, Ju!

    Adorei seu post e as fotos! Obrigada pelos links sobre o contexto histórico, vão me ajudar bastante.
    Eu não consegui terminar as 150 páginas da primeira semana por causa de 20 páginas, mas estou amando! O bispo é encantador e nos conquista mesmo. Gostei de conhecê-lo. Me faz acreditar que há pessoas assim no mundo, mesmo ele sendo apenas um personagem fictício. E sobre o Jean Valjean, estou ansiosa para conhecer melhor o futuro dele.

    Boa leitura para nós!

    Beijos,
    Amanda Melanie

    1. Oiii Amanda !!

      Também estou adorando a leitura, ainda mais por ser coletiva !!
      O Bispo e Jean Valjean são maravilhosos mesmo !! <3
      Tenho certeza que você irá adorar o futuro de Valjean…
      A história dele foi bem triste mesmo, né ?
      Passar todo aquele tempo (19 anos) na prisão por causa de um roubo de um pedaço de pão que nem era pra ele… Era pra alimentar a família… =~ Triste demais.
      Mas ele é incrível, sério. Ansiosa que você chegue nessa parte também.

      O livro é sensacional !!

      Ahh, espero que os links te ajudem tanto quanto me ajudaram !!

      Boa leitura, e vamos trocando ideias !! <3 <3 <3
      Beijos !!

  6. Bom, eu estou seguindo o cronograma e grata por conseguir isso, espero que voltando ao trabalho e aos estudos eu consiga me manter atualizada.
    Eu conheci Victor Hugo através das aulas sobre o Romantismo no curso de Design onde vi o filme com a Uma Thurman e me apaixonei pela história, comprei o livro há um tempo e faltava um impulso para lê-lo e eis que surge a leitura coletiva!
    Estou amando o livro e ele me completa! Adoro coisas que me divirtam mas me façam pensar no mundo em que vivo.
    Você já fez alguma arte baseada nessa história, Juliana?

    1. Oiii Ale !!

      Eu também estou adorando a leitura coletiva de Os Miseráveis, e estou achando o livro incrível… Eu comecei a ler a segunda parte, de Cosette, mas ainda estou na parte que fala de Waterloo, super ansiosa para iniciar novamente a história com os personagens… <3 Não estou conseguindo largar esse livro, ahah !! <3 Tenho certeza que você irá adorar cada vez mais sua leitura !!

      Ainda não fiz nenhuma arte sobre Os Miseráveis, mas farei e disponibilizarei na minha lojinha online !! <3 <3 <3 O primeiro desenho vai ser de Fantine no comecinho da história. <3

      Beijos e ótimas leituras !!
      <3

  7. Ju, que legal a tua opinião!
    Bom, creio que hoje eu acabe de ler a primeira parte… Tomara! Esse livro tem sido uma delícia. De fato, D. Myriel, por mais que seja um personagem secundário, é bem importante nesse primeiro momento, principalmente por “mudar” a vida de Jean Valjean. Não tem como não se encantar por ele! Mas, como eu falei no grupo do Whatsapp, repito aqui e provavelmente irei discorrer um pouco mais no meu blog, a presença dele é uma imensa crítica à Igreja Católica da época. Não é que ele seja perfeito, ele só segue (ou tenta seguir) o que a Igreja Católica prega. O melhor exemplo é a prática, como dizem.
    Amei os links que você disponibilizou, tentarei lê-los logo. Posso disponibilizá-los no meu blog também?
    Também estou lendo “Guerra e Paz”, de Tolstoi, e as duas histórias são meio que concomitantes, no entanto, claro, com pontos de vista diferentes, pois um se passa na França e outro na Rússia, então esses links serão de grande ajuda para compreender os dois livros.
    Um beijo e um abraço apertado!
    Thalita. <3

    1. Feliz que gostou, Thalita !! <3 Obrigada !!

      Eu também estou achando o livro uma delícia de ler (apesar de estar cada vez mais pesado, uma situação mais triste que a outra) !! Pois éé !! E o bispo, por mais bondoso que fosse, ainda ficava um pouco tentado a ficar com o dinheiro que ele recebia, né ? Por isso passava logo adiante para a caridade, ahah. Mas foi um homem bom. <3 Eu estou muito ansiosa para ler a sua postagem sobre essa primeira semana de leitura de "Os Miseráveis".

      É impressionante como Victor Hugo se aprofunda demais nesses dois opostos: a maldade e a bondade "extremas"… Tem gente com personalidade muito boa, mas as de personalidade ruim, destroem qualquer um, até o ser com maior coração de pedra. ahaha

      Ah !! Que bom que gostou dos links que separei !! Espero que eles te ajudem tanto quanto me ajudaram (e estão me ajudando) !! E claro que pode disponibiliza-los no seu blog também, por favor !! <3

      Eu estou com muita vontade de ler "Guerra e Paz", mas não tive coragem de alternar a leitura com "Os Miseráveis". Mas ele está na minha lista de leituras para esse ano… Na verdade, não estou conseguindo alternar "Os Miseráveis" com nenhum outro livro. Até tentei começar um outro, mas só li a introdução. ahaha ~vergonha~

      Você está fazendo diário de "Guerra e Paz" ?!

      Boas leituras, Thalita !!
      Beijos !!
      <3

Deixe uma resposta