Lendo Tolkien #06 ☁ O Silmarillion #06

Mal passei da metade do livro O Silmarillion e já estou torcendo para que a história ainda demore muito para se desenvolver.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Sério, já estou com saudades. O que me consola é saber que esse é o primeiro de muitos livros de Tolkien que ainda virão pela frente para o projeto literário Lendo Tolkien.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Nessa semana que passou, eu li da página 203 à página 288. Aqui farei anotações dos capítulos XIXXX XXI.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

E vocês? Em que página estão?

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Esse é o segundo capítulo (XIX) mais longo de todo o livro, com suas 34 páginas de extensão. Aqui nós vamos ficar conhecendo tudo que envolve a história de Beren e Luthien, um dos casais mais queridinhos do livro.

Na página 215 encontramos uma parte da canção da Balada de Leithian (ou Libertação do Cativeiro), que narra o combate entre Felagund e SauronEu fiquei com o coração muito apertado quando li esse texto, achei muito pesado.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Algo bem engraçadinho que encontrei logo depois, na página 216, foi uma referência à história do conto de fadas RapunzelNão é ?! Vocês também perceberam isso?

Enfim, no geral acontece o seguinte: Beren se apaixona por Luthien, e Thingol, pai de Luthien, exige que Beren traga uma das Silmarils engastadas na coroa de Morgoth. Só assim, Beren terá o consentimento de Thingol para casar-se com Luthien. SÓ isso, coisa simples.

As aventuras que os personagens participam são muito emocionantes e a história, de fato, é muito linda. Ela é uma das minhas preferidas. Terminei o capítulo tão emocionada !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

O capítulo XX, como o próprio título já nos mostra, trará a quinta grande batalha de Beleriand.

Maedhros, preocupado com os trabalhos de Morgoth, sente necessidade de investir contra Angband. Ele consegue ajuda de algumas casas dos elfos, porém, pouca ajuda vem de Doriath. E assim começa a grande batalha.

Todos os acontecimentos são relatados aqui e grandes senhores dos homens e dos reis élficos caem, e chega a Nirnaeth Arnoediad, que significa as Lágrimas Incontáveis. É um capítulo bem pesado e nós também ficamos conhecendo grandes personagens como Húrin e Huor.

Desolação no capítulo inteiro, gente. Sério. Fiquei bem triste.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Acho que essa história é a mais forte e a mais pesada relacionada à sina de uma pessoa só: Túrin, filho de Húrin. Preciso admitir que, antes de iniciar a leitura desse capítulo (XXI), fiquei muito apreensiva, pois já sabia que essa era uma história carregada de muita maldade de Morgoth.

Aqui vamos ficar conhecendo a vida de Túrin, seus passos e feitos por Doriath, Amon Rudh, Nargothrond, Dor-Lómin e Brethil. É impressionante que, todas as pessoas que chegam perto de Túrin, são afetadas pela sua sina sinistra e se dão mal.

Esse é o capítulo que mais você pensa: “Não !! Não !! Nãããooo !!”. É impressionante.

O que Túrin tinha de força, poder e vontade bélica, ele também tinha de azar. E de nomes. Eu ainda não conheço um personagem que tenha mais nomes do que Túrin. Por isso é muito importante decorar (ou anotar) todos esses nomes, para não correr o risco de se perder na história.

É uma história triste, mas é bonita também. Vamos falar mais sobre ela no diário de leitura do livro Os Filhos de Húrin, né!? É melhor. Tem um livro só para isso, gente. Imagina como deve ser?

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Agora só faltam 100 páginas para terminar o livro… E vocês? O que estão achando da leitura? O que acham do livro?

Obrigada por acompanharem até aqui.

Com carinho ♥, Juliana Fiorese.

Juliana Fiorese

0 comments

Deixe uma resposta