Lendo Tolkien #10 ☁ Os filhos de Húrin #02

Ainda não cheguei nem na metade do livro Os filhos de Húrin, de Tolkien, e as emoções já estão todas à flor da pele. Que livro, gente !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Bom, continuando o diário de leitura do projeto Lendo Tolkien, hoje vou contar como foi a minha leitura do capítulo IV ao capítulo VI, que vai da página 71 à página 129.

Para quem ainda não sabe, nesse diário de leitura que estou fazendo, comento apenas acontecimentos pontuais; como as coisas aconteceram, porque aconteceram e como terminaram, não são ditas aqui. Mas, é sempre bom já ter lido o texto antes, não é mesmo?

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Esse capítulo (IV) vai começar nos mostrando como ficou Dor-Lómin depois da queda da casa de Hador e da captura de Húrin, e toda a maldade dos lestenses – os lestenses eram homens que vieram do leste e serviam Morgoth, em Angband.

Nessa época, Túrin tinha apenas 9 anos e Morwen, sua mãe, estava nos últimos meses de gravidez. Preocupada com a escravidão que os lestenses estavam trazendo para o povo da casa de Hador, Morwen envia Túrin em segredo à Doriath.

E vamos ficar sabendo como foi a jornada do menino à Terra ProtegidaTúrin fica tão triste aqui, por se afastar da mãe e de Sador – que se mostra um homem muito sábio; marquei várias frases que ele disse à Túrin – que, dá vontade de entrar na história e dar um abraço nele !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

A história aqui (capítulo V) vai nos mostrar a passagem da infância à adolescência de Túrin. Isso quer dizer que o rapaz passa em torno de nove anos aos cuidados dos elfos e aprende muito com eles.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Assim que as notícias de sua mãe e sua irmã param de chegar, Túrin fica inquieto e parte para as fronteiras de Doriath para lutar contra orcs e fortalecer-se, onde conhece Beleg Arcoforte – um dos meus personagens preferidos da história, assim como Sador – e tornam-se grandes amigos.

Quando ele volta à Doriath, depois de três anos, ocorre um fato que o faz pensar que o Rei o condenaria. Assim, ele resolve sair das Terras Protegidas e não conta para ninguém onde vai.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Aqui acontece muita injustiça com Túrin – não da parte do Rei -, e a gente fica com uma tristezinha no coração por tudo que aconteceu com ele e pela maneira que ele saiu de lá.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

A busca que Beleg faz para encontrar Túrin é muito, muito, muito bonita ♥. Sério, vocês precisam ler !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Esse foi um dos capítulos (VI) que eu mais gostei de Túrin até agora !! Aqui a gente vê como ele chegou aos proscritos e um orgulhinho entra no nosso coração quando a gente vê sua força, suas conquistas, sua liderança e seu crescimento pessoal. Foi nesse capítulo que Túrin me conquistou de vez !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Tem um encontro emocionante aqui. E despedidas também. Mas logo, logo, uma esperança !! Sério, esse capítulo mexeu muito com meus sentimentos ♥.

Ah !! Aqui vai explicar direitinho com quem ficava as lembasuma comidinha élfica -, e quem já leu O Silmarillion passa a entender porque, em O Senhor dos anéis, quem as guarda é Galadriel ♥.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Estou tão feliz com essa história que até fiz um desenho do Túrin e acabei criando um marcador de páginas com ele !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Para fazer o download, é só clicar na imagem logo abaixo !!

Eu imprimi o meu marcador em papel couchê com gramatura de 180gr. Para montar, é muito simples: basta recorta-lo e depois colar a parte de trás (o menorzinho) na parte da frente (o maiorzinho). Depois que colar um contra o outro, é só recortar as sobras do papel maior.

Lembrando que é bom centralizar, para que não corte nenhuma informação escrita.

Ah !! Outra dica importante: eu usei fita dupla face para colar um lado no outro… Tentei usar cola líquida, mas o resultado não ficou bom.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Eu ficaria muito feliz em ver como ele ficou aí no seu livro. Se quiser me mostrar, é só me marcar no instagram @julianafiorese e usar a #lendotolkien.

Lembrando que os desenhos disponíveis aqui no blog são para uso pessoal !!

É isso pessoal, na próxima quinta-feira trago para vocês um pouco mais dessa minha experiência de leitura, que está cada vez mais envolvente !! Preciso continuar economizando esse livro, porque não quero sair desse mundo. Túrin é amor, gente ♥.

E vocês? Alguém também está lendo esse livro? Estão gostando? Gostaria muito de conhecer a opinião de vocês !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Muito obrigada por acompanharem até aqui.
Até a próxima quinta !!

Com carinho , Juliana Fiorese.

Para ver todos os posts do projeto literário Lendo Tolkien, é só clicar aqui.

Juliana Fiorese

0 comments

  1. Eu comecei a ler O Senhor dos Anéis há muito tempo, mas não finalizei. Aí li O Hobbit e O Silmarillion e os outros ficaram pra trás… Esse seu projeto está me despertando uma vontade incrível de ler tudo e fazer o projeto Lendo Tokien Também, hahahahahaha.

    Amei o marcador <3, vou imprimir, yuhu!

    P.s.: Você vai receber uns 500 comentários meus hoje, hahahaha, juro que não estou stalkeando, mas conheci seu blog por indicação da Lettícia e não consigo mais sair daqui! Tá pior que o Netflix, mas ao invés de "só mais um episódio", eu fico "só mais um post, e eu fecho o navegador!" hahahahaha <3

    Beijo!

    1. Aaaaah, Paty !! Tolkien é genial, néé ?! Faz o #lendotolkien também !! Eu vou ficar tão contente com mais pessoas participando e discutindo Tolkien !! Seria muito bom !! <3 Para o projeto eu só reli O Silmarillion até agora. Aí estou lendo Os Filhos de Húrin !! Depois vou pegar o Hobbit, ahah !! <3 <3 Vaaamos também !! <3 <3 <3

      Impriiiiime sim, por favor !! <3 Se tirar foto e quiser me mostrar, eu vou gostar muito !!

      Obaaaa !! Eu gosto muito dos comentários !! E eu amei o que você disse sobre o blog !! Obrigada mesmo, você não tem noção do quanto que fiquei feliz com o seu comentário !! Obrigada !! <3 <3 <3 E seja muito bem-vinda por aqui, viu !? Beijos !!!! <3 <3 <3

    1. Vamos ler Tolkien então, Mandy !! <3 <3 <3 Eu acho que, se você ainda não leu nenhum livro dele, eu sugiro começar pelo Hobbit !! Assim que eu terminar Os Filhos de Húrin, eu vou começar o Hobbit !! <3 <3 <3 Vamos ler juntas !!! <3 <3 <3

Deixe uma resposta