Os filhos de Húrin ♥

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

O livro Os filhos de Húrin nos conta uma história que aconteceu há muito, muito tempo atrás, quando Beleriand ainda estava sob o poder de um espírito muito malvado, conhecido como Senhor do Escuro.

Melkor era o seu nome, mas logo passou a ser chamado Morgoth Bauglir.

Poucas pessoas tiveram coragem de enfrenta-lo e, uma delas, foi Húrin, do povo de Hador.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

Com muita raiva de Húrin, Morgoth o prende em uma cadeira em seu reino – Angband -, lançando sobre ele e sobre sua família uma maldição que duraria ali a vida inteira. E não pára por aí não: Húrin iria ver, através dos olhos de Morgoth, todas as desgraças acometidas aos seus entes amados ao longo de todos aqueles infelizes anos que estavam por vir e não poderia fazer absolutamente nada.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

E é assim que essa história começa. Não vou dizer que é uma história feliz. Muito menos afirmar que termina do jeitinho que a gente quer.

Em uma época travada por guerras e pelo temor à sombra de Angband, preciso dizer que essa é uma história de luta, esperança e fortes laços de amizade.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

Em meio a elfos, orcs, dragões, homens e anões, vamos conhecer a jornada, a vida e o destino dos filhos de Húrin, Túrin e Nienor, enlaçados pela maldição de Morgoth para destruí-los.

Essa é, na minha opinião, uma das histórias mais sombrias e trágicas de Tolkien, mas acreditem em mim: é surpreendente.

Não preciso nem falar que eu amei o livro, não é mesmo? Tolkien continua sendo o meu escritor preferido !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

Em relação ao projeto gráfico, ele é muito bom.

A diagramação é muito satisfatória, tem margens grandes, o tamanho da fonte é confortável, assim como o espaçamento entre as linhas.

Sempre no topo das páginas da esquerda vai ter o nome do livro e, no topo das páginas da direita, vai estar indicando em que capítulo a pessoa está; isso é muito bom, porque vai evitar que o leitor esqueça e se perca na história.

Eu achei a experiência de leitura bem tranquila com relação a esses pontos.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

O livro é repleto de ilustrações maravilhosas, tanto coloridas quanto em preto e branco, ilustradas por Alan Lee. Eu separei algumas para inserir nessa resenha, mas vocês podem ver as outras, caso tenham interesse, nos posts do meu diário de leitura do projeto Lendo Tolkien, clicando aqui.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

Durante a minha leitura do livro Os filhos de Húrin, eu ilustrei o Túrin e fiz um marcador de páginas !! Eu deixei o link para download nesse post aqui.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese Húrin

ISBN: 978-8578271985 | WMF Martins Fontes | 338 páginas | 119,8 x 13,2 x 2,4 cm

♥ ♥ ♥ ♥ 

Espero que tenham gostado dessa resenha e que tenham sentido interesse em ler o livro também. Estejam todos convidados a conversar comigo sobre essa obra maravilhosa !! Alguém aí já leu? Eu adoraria saber o que vocês acharam de Os filhos de Húrin.

Obrigada por acompanharem até aqui.

Com carinho , Juliana Fiorese.

Juliana Fiorese

0 comments

  1. Terminei de ler ele ontem e estou até agora sem ar. A forma como Tolkien escreve e os elementos que ele vai explicitando deixa a leitura simplesmente fantástica e imprevisível.

    O final foi completamente “assustador” e incrível. Tolkien continua sendo meu autor favorito e acredito que vai continuar assim pra sempre. Agora vou reler O Silmarillion pela quinta vez, não me canso de Fingolfin, Turgon e por ai vai hahaha

    Gostei muito da sua resenha, conheci seu blog agora e ja estou adorando, parabens ❤❤

    1. Oii Matheus !! Tolkien é muito maravilhoso mesmo (também é meu autor favorito) !! A escrita dele é incrível !! Esse foi o livro mais triste e mais pesado que eu já li em toda a minha vida !! Também fiquei sem ar ao terminar de ler. Certeza que lerei várias outras vezes !! <3

      Eu só li "O Silmarillion" duas vezes … Mas a gente sempre quer revisitar essas histórias, né ?! É sempre assim. Não tem como passar um ano inteiro e não sentir saudades desse mundo que Tolkien criou. Eu já quero ler algo dele, só de lembrar dos personagens !! <3 ahaha

      Muito obrigada, viu ? Fico feliz que gostou do blog !! 😀 😀 😀

  2. A maldição de Morgoth é uma das descrições e fantasias mais impressionantes que já li. Sempre gostei muito de Tolkien, mas confesso que me impressionei demais com Filhos de Húrin.
    Sua resenha está maravilhosa. Parabéns pelo blog.

    beijos.
    vidaemserie.com

    1. Eu também tenho essa mesma opinião sobre a maldição de Morgoth, Kamylla !! Que história pesada, não é ?! Quando a gente acha que, ok, já aconteceu tudo de ruim que poderia ter acontecido, vem mais uma desgraça pela frente. E mais uma. E mais uma …

      Se o pessoal fala que em Game of Thrones morre muita gente absurdamente, e que é a história mais trágica do universo … É porque não conheceram a sina da família de Hurin, né ?!

      Feliz demais que gostou do blog !! E da resenha. <3 Obrigada pela visita aqui nesse espacinho !! <3 <3 <3
      Beijos !!

    1. Eu sempre tenho esse mesmo sentimento com os livros de Tolkien, Thata !! Te entendo demais !! ahaha <3 Feliz em saber que leu comigo !! Estou muuuuito atrasada no do Hobbit… Acho que é por conta do Inktober, que está tomando muito do meu tempo. =( Mas vai dar tudo certo, ahah !! Beijos !! <3 <3

  3. Ótima resenha, e assim que eu tiver uma oportunidade quero ler o livro 🙂
    Também estou encantada com sua ilustrações e gostaria de saber se você faz sob encomenda,se sim,se existe algum meio para que podemos falar a respeito.
    Aguardo respostas!
    Beijinhos <3

    1. Oiii !! Esse livro é muito bom, para quem gosta de fantasia (eu aaaaamo) !! E Tolkien é meu escritor preferido !! <3 Feliz demais em saber que gostou dos meus desenhos e da resenha. Obrigada mesmo !! Eu faço por encomenda sim, é só falar por e-mail: julianafiorese7@gmail.com <3 Essa semana vou responder todos os e-mails pendentes. xD Beijos beijos !! <3 <3 <3

    1. Aaaah, que legal saber disso !! <3 <3 <3 Eu indico o livro O Hobbit para começar a ler Tolkien… Aí depois O Senhor dos anéis … E, quando já estiver imersa no universo e na escrita dele, O Silmarillion, Os filhos de Tolkien, Contos inacabados … <3 Se bem que esse, Os filhos de Húrin nem é tão complicado !! Acho que dá para ler tranquilo também. xD Beijoooos !! <3 <3 <3

  4. Oi, Ju.

    Acabei a leitura de Os Fihos de Húrin também. Gostei, mas realmente é uma história triste e um final… Túrin é um personagem muito complexto. Confesso que houve horas em que não concordei com seus atos, não. Mas, também, com tamanha maldição a lhe assombrar, fazer o quê?

    Não vou lhe acompanhar na releitura de O Hobbit, pois vou aproveitar para ler outro que ainda não li e que você já resenhou, O Silmarillion.
    Depois volto a te acompanhar.

    Beijocas,
    Ronize Aline

    1. Pois ééé !! Ele fica muito influenciado a tomar algumas decisões chatas por conta da sombra da maldição (que é pesadíssima, né?)… Mas eu gostei demais dele, tirando esses momentinhos !! <3

      Ai que legal que vais ler O Silmarillion, Ronize !! É o meu livro PREFERIDO de Tolkien !! <3 <3 <3 Me conta o que achou dele quando terminar? Quero muito saber a sua opinião !! Beijoooos !!

Deixe uma resposta