Ruído – The Game | Livro 2 ♥

The Game II - Juliana FioreseISBN: 978-85-66636-62-8 | Darkside Books | 320 páginas | 23,2 x 16,2 x 2,6 cm | 2015

Trinta milhões, bilhões de bytes, é essa a quantidade
de informação que corre pela internet a cada hora, pelo
menos de acordo com algumas fontes. Trinta milhões,
bilhões de letras, números e outros significantes,
transportando todo tipo de informação. Três mil horas
de vídeos no Youtube, mais de cinco mil novos posts em
blogs ou tuítes. Duzentos mil novos perfis de usuários em
todos os tipos de fóruns sociais. Tudo em apenas uma
mísera hora. É um pensamento vertiginoso, não é?“.
[Ruído: The Game | Vol. 2, p. 143]

Assim que eu terminei de ler O Jogo – The Game: livro 1, escrito por Anders De La Motte, eu fiquei muito curiosa para saber logo o que ia acontecer na história !! Para a minha alegria, eu também recebi, em parceria com a editora Darkside BooksRuído – The Game: livro 2 !! E é sobre ele que vamos falar hoje ♥.

A única coisa ruim é que… Eu já quero saber o que vai acontecer no livro 3 !!

The Game II - Juliana Fiorese

Comprando o livro clicando nesse link aqui: Ruído – The Game: livro 2
e/ou O Jogo – The Game: livro 1, você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Bom, antes de começarmos a história, nós somos apresentados a um e-mail que HP escreve contando tudo sobre a sua participação no Jogo, acrescentando também o que ele havia descoberto até então – para ler a resenha de O Jogo – The Game: livro 1 é só clicar aqui -; o que foi muito bom, pois fez um link com o livro anterior e nos refrescou a memória sobre os acontecimentos no geral.

Mas há um pequeno detalhe: o e-mail não chegou aos destinatários. Falhou.

The Game II - Juliana Fiorese

Aqui nós temos um HP usufruindo muito bem de todo o dinheiro que ele havia conquistado através do Jogo, bem longe – escondido mesmo – da Suécia.

Acontece que, depois de praticamente 14 meses nessa vida boa, nosso protagonista começa a entediar-se.

Até que ele conhece a misteriosa Anna Argos e, em companhia de alguns colegas franceses que ele acabara de conhecer, viajam juntos para aventuras nos desertos de Dubai – não preciso nem dizer que HP estava ficando com Anna Argos, né? -.

The Game II - Juliana Fiorese

Logo, HP é surpreendido com algumas drogas, oferecidas por esses novos colegas franceses, que fazem com que ele adormeça. Quando o rapaz acorda, ele está sozinho e com a roupa toda… Ensangüentada !

Nesse tempo, Anna Argos havia sumido e o sangue que estava na roupa de HP era dela !! Não demora muito para HP ser preso e torturado pela polícia de Dubai para contar a verdade. Depois de muita dor, Henrik lembra de uma pista que o livra e o faz voltar para a Suécia.

Por estar sob efeitos de drogas na noite em que tudo aconteceu, HP não lembrava de nada e começava a suspeitar que tudo isso estava intrinsecamente ligado ao Jogo e que, finalmente, o Mestre do Jogo o havia encontrado. Muito aflito para desvendar esse mistério, HP descobre então a empresa da garota desaparecida: ArgosEye.

The Game II - Juliana Fiorese

E o que HP faz ?! Ele cria uma identidade falsa – faz passar-se por Manga, seu amigo de infância – e consegue emprego na empresa. Logo torna-se o queridinho de seu chefe Philip – ex marido de Anna Argos – e alcança promoções de cargos.

Era o trabalho dos sonhos de HP.

E aí ?! Será que ele deixa para lá toda essa investigação sobre o desaparecimento de Anna e sobre o Jogo e como tudo estava ligado, só para garantir seu emprego?

The Game II - Juliana Fiorese

Enquanto tudo isso acontece na vida de HP, Rebecca também está cansada da sua rotina com Micke. E, como se não bastasse, em uma de suas escoltas na África, Becca enxerga uma ameaça: um homem avança calmamente em sua direção, apontando-lhe uma arma.

Tão logo Rebecca Normén atira para o alto para abrir espaço e cancelar a missão, começa toda a confusão tumultuosa de pessoas enlouquecidas e militares abrindo fogo.

The Game II - Juliana Fiorese

Bastou isso para, ao regressar à Suécia, nossa protagonista ser afastada de seu cargo e submetida a uma investigação sob acusação de abuso de autoridade – acho que é isso, não entendo termos legislativos -.

Nesse tempo, nossa heroína começa a receber ameaças na internet através de um fórum policial, o Pilares da Sociedade, assinado por MayBe.

Por conta própria, Becca vai investigar a fundo para descobrir quem está por trás de tudo isso.

The Game II - Juliana Fiorese

Em determinado momento, Normén também conhece um rapaz que já lhe chamara a atenção há muito tempo na academia: John.

E, a partir daqui, meus amigos, a leitura fica muito, muuuito misteriosa !! Ficamos querendo saber o tempo inteiro qual é a ligação de tudo o que está acontecendo na vida de HP e de Rebecca com o Jogo !!

Assim como no primeiro livro O Jogo – The Game: livro 1, nós vamos desvendando cada fase ao lado dos protagonistas, à medida que eles também as vão desvendando. E a leitura, novamente, fica muito frenética.

The Game II - Juliana Fiorese

Uma das coisas mais legais que eu achei nesse livro foi a aula sobre mídias digitaisprincipalmente nas páginas 142, 143 e 144 – que Anders De La Motte oferece ao leitor !!

Através do papel que a ArgosEye representa na história, nós ficamos entendendo, à partir de uma introdução feita pelo próprio dono da empresa – o personagem Philip -, a base do funcionamento da internet hoje em dia.

A ArgosEye é uma empresa que, basicamente, limpa a reputação de grandes empresas – através de monitoramento – direcionando blogs e fóruns de discussão para caminhos favoráveis à cada marca, escondendo informações negativas e prejudiciais.

The Game II - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

A capa de Ruído – The Game: livro 2 tem revestimento soft touch ♥ e verniz localizado no título e no nome do autor, assim como acontece na quarta capa. As cores principais são: azul e preto – O Jogo e Ruído ficam lindos na estante por conta das cores das lombadas deles – !!

Para combinar e deixar o livro ainda mais bonito, a guarda é toda azulzinha, gente !! E o tecido de costura das páginas também !! Eu achei esses detalhes muito bonitos !!

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

A folha de rosto é daquele jeitinho lindo de sempre: preta e traz o logo da DarkSide Books na cor branca ♥ e, logo em seguida, temos uma página dupla só com o título do livro.

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

Antes de chegarmos na ficha catalográfica, temos uma página com várias fotografias de câmeras de segurança, e isso já vai nos mostrando um pouquinho o que nos aguarda pela frente ♥.

E, depois da ficha, nós temos a dedicatória do autor.

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

Depois, somos apresentados a uma definição da palavra Ruído e outra da palavra Buzz – muito mencionadas ao longo da história – e, em seguida, a duas citações.

E aí sim, chegamos ao primeiro capítulo do livro.

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

O início de cada capítulo traz o nome do livro, o nome do autor, a sua respectiva numeração e o título de cada capítulo.

A experiência de leitura é bem aconchegante por conta da diagramação, da margem grande, do tamanho confortável da fonte, assim como do espaçamento entre as linhas ♥.

The Game II - Juliana Fiorese

As últimas páginas do livro trazem os agradecimentos de Anders De La Motte e a sua mini biografia; e, por fim, a última página traz uma frase relacionada à história ♥.

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

Além do livro, a Darkside Books também me enviou vários ♥ marcadores lindos ♥ de Ruído – The Game: livro 2 !!

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

Patético, não é? Como diabos alguém poderia fazer algo assim, só para conseguir um pouco de reconhecimento público? Mas olhem para si mesmos. Quantos de vocês estão com o Facebook, Twitter ou Instagram abertos em outra janela enquanto estão lendo este e-mail? Executando-os como aplicativos em seus celulares e verificando compulsivamente desde o momento em que acordam até caírem no sono? Meu palpite é: todos vocês“. [p. 16]

A maioria das pessoas, incluindo políticos e líderes, não tem ideia sobre quão surpreendentemente abrangente é essa enxurrada de informações, na verdade. (…) Mas se alguém se atrever a sequer respirar a palavra vigilância, no mesmo instante começam os passivos protestos“. [p. 143]

A internet está gemendo positivamente com a informação que as pessoas estão empurrando umas às outras. Programas favoritos de televisão, filmes e livros, opiniões religiosas e políticas, os presentes de Natal das crianças ou o que eles fizeram para o jantar. E pra quê? Bem, tudo porque a grande maioria de nós anseia por apenas uma coisa. (…) Afirmação“. [p. 143]

Como é que as pessoas, supostamente indivíduos racionais e perfeitamente lógicos, gastavam seu tempo com calúnias, escrevendo merda sobre ela e sua vida pessoal?” [p. 150]

E espalhadas por aí há milhares e milhares de pessoas que estão tão desesperadas para viver uma vida diferente das que têm que eles só podem ficar felizes em absorver o que as pessoas certas podem lhe oferecer. Fragmentos das vidas dos outros, que eles inconscientemente encaixam em suas próprias vidas. Produtos, tendências de alimentação, marcas registradas, opiniões – tudo!” [p. 151]

O Facebook era inegavelmente uma ferramenta fantástica para você se tornar visível. Mas incluir todos os detalhes da sua vida também tinha seus riscos“. [p. 283]

Na internet você pode fingir ser quem você quiser, ela pensou. Mas a verdade também está lá fora, se você souber onde procurar“. [p. 298]

The Game II - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

A Trilogia The Game, de Anders De La Motte, aborda um tema bem atual e muito sério, os já – infelizmente – comuns ataques virtuais em busca de fama.

The Game II - Juliana Fiorese

A revista Época nº 919 de 25 de janeiro de 2015 trouxe como matéria de capa “No submundo das gangues virtuais“, que vai abordar o mesmo tema que De La Motte nos apresentou em sua ficção, só que com episódios reais que aconteceram aqui no Brasil.

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

Na reportagem são apresentados alguns casosvítimas: a jornalista Nana Queiroz (março 2014), a estudante Maria das Dores Martins (agosto 2014), a apresentadora do tempo Maria Julia Coutinho (julho 2015), Barack Obama (setembro 2015), a atriz Taís Araújo (outubro 2015), a atriz Cris Vianna (novembro 2015), a atriz Sheron Menezes (dezembro 2015) – de ataques racistas e homofóbicos em busca da fama no Facebook, as hierarquias desses “mestres do jogo”, o palavriado utilizado por eles, as suas funções, as táticas utilizadas para cada ataque e as recompensas para cada feito.

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

The Game II - Juliana Fiorese

Triste, né? Inacreditável.

Separei mais algumas frases que estão no livro, mas que se encaixam nessa realidade tão vil:

O aparelho me convidou para jogar um Jogo de Realidade Alternativa, onde os limites entre a fantasia e a realidade eram confusos. Pequenas atividades que você tinha que realizar, e filma-las com o telefone ao mesmo tempo. E essas tarefas lhe davam pontos, uma classificação em ranking de pontuação, onde seu desempenho poderia ser julgado por pessoas assistindo online“. [p. 16]

Eu me deixei levar pela vibração, a sensação de que eu tinha um público de admiradores no espaço cibernético. Que me respeitava por todas as coisas que eu estava fazendo. E como pobre viciado em aprovação que sou, me deixei ser arrastado sem protestar. Mudei tanto o limite do que eu pensava que era aceitável que eu não podia mais enxerga-lo“. [p. 16]

Todos os trolls deveriam postar comentários rápidos, em que (…) atacassem os argumentos de seus oponentes“. [p. 132]

O que ele e os outros naquele escritório estavam fazendo nada mais era do que uma trapaça em escala massiva, manipulação da opinião pública numa escala gigantesca, o que o deixava absolutamente maravilhado de fazer parte daquilo“. [p. 132]

The Game II - Juliana Fiorese

Na verdade, esse livro traz um monte de questionamentos sobre a nossa vida na internet e – só para citar mais um – nos mostra como tudo é manipulado para, de certa forma, vermos apenas o que temos interesse e o que queremos ver online, limitando nossas buscas.

A minha pesquisa no Google sobre o Assunto X vai ser completamente diferente da sua pesquisa sobre o mesmo Assunto X.

A internet, que temos a ideia de ser uma vastidão aberta de informações, acaba se adensando nas nossas próprias pesquisas e nos nossos próprios interesses. E, de certa forma, isso não é diminuir o nosso espaço? E como as grandes empresas estão ligadas a isso?

Basicamente, qualquer coisa que valha a pena conhecer já está por aí, e tudo que você precisa é uma maneira de filtrar a enxurrada pelo tipo de informação que possa ser útil aos clientes em potencial“. [p. 144]

Ele já tinha ouvido a frase antes, mas sempre tinha achado que isso parecia um mito: que parte da internet ficava escondida do resto do mundo, que você não podia vê-la porque todas as conexões com a superfície ou tinham sido cortadas ou estavam tão bem escondidas que os mecanismos de busca não conseguiam encontra-las“. [p. 163]

The Game II - Juliana Fiorese

Comprando o livro clicando nesse link aqui: Ruído – The Game: livro 2
e/ou O Jogo – The Game: livro 1, você incentiva e ajuda o blog a crescer.

É isso pessoal !!

Quem já leu o livro? O que achou dele? Me contem aqui nos comentários, eu adoraria conhecer a opinião de vocês ♥ !!

Alguém ficou com vontade de ler também? E quem já está ansioso com o lançamento do livro 3? Eu mal posso esperar !!

Espero que tenham gostado da resenha de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Para ler a resenha de O Jogo – The Game: livro 1 é só clicar aqui.

Com carinho ♥, Juliana Fiorese.

Lembrando que, comprando qualquer livro clicando aqui: Amazon
você ajuda o blog a crescer e incentiva cada vez mais a postagem de
novas resenhas como essa por aqui .

Juliana Fiorese

0 comments

  1. Parabéns pelo post! Achei super interessante essa trilogia, estou cogitando comprar!! Só gostaria de saber se já tem a previsão de lançamento do terceiro, assim já compro os três de uma vez e não morro de ansiedade para saber o fim da estória haha

    1. Oiii Manuella !! Muito obrigada !! <3 O livro 3 vai ser lançado esse ano ainda, se eu não me engano !! Mas é bom perguntar para a DarkSide Books para ter certeza. <3 Eu também estou bem ansiosa para ler a continuação e terminar essa trilogia. Gostei demais dos dois primeiros livros. <3 Se souber de algo, me avisa, por favor. Beijoooooos !! <3 <3 <3 <3 <3

      1. Mas gente! Você é uma fofa ; )!
        Vou ver se pergunto pra DarkSide sim, com certeza!!
        E não se preocupe, assim que souber de algo venho avisar o quanto antes!!

        Beeijos : )

Deixe uma resposta