Minha ilustração da Miss Marvel

Resolvi inaugurar o blog mostrando um pouco do processo criativo de uma ilustração que desenvolvi para o meu novo projeto, o livro Valquírias, atualmente em financiamento coletivo aqui.

A personagem que escolhi para fazer esse primeiro post foi a Miss Marvel, também conhecida como Capitã Marvel. Ela é uma agente da CIA e tem várias habilidades, como a capacidade de voo e muita força. Vocês conhecem a personagem? Fiquem à vontade para comentar.

Bom, eu sempre começo as minhas ilustrações com grafite. Eu erro muito no início de qualquer trabalho, então procuro fazer um traço bem leve para que o papel não fique muito marcado.

JulianaFiorese01

JulianaFiorese02

Depois que eu termino a parte dos traços iniciais com o grafite, eu começo a fazer todos os contornos do desenho com caneta nanquim. Para as ilustrações do projeto do livro Valquírias estou usando a ponta 0.1. Esqueci de contar antes mas, todos os desenhos estão sendo feitos em papel tamanho A5.

JulianaFiorese03

Com essa etapa finalizada, vou para os preenchimentos. As canetas que utilizei para preencher os espaços em preto foram a 0.2 e 0.3 para espaços pequenos, e 0.5 para espaços muito grandes, como o olho e o vestido. Normalmente eu uso a 0.8, mas ela acabou.

JulianaFiorese04

JulianaFiorese05

JulianaFiorese06

Quando essa etapa está completa, já dá para ter uma noção melhor de como o desenho final vai ficar.

JulianaFiorese07

Depois eu começo a fazer os detalhes menores, como o efeito pontilhado nas formas geométricas da composição, na barra do vestido e no próprio rosto da personagem representando as sardas. Para esses detalhes eu utilizo a nanquim 0.05, que tem a ponta mais fininha e delicada.

JulianaFiorese08

JulianaFiorese09

JulianaFiorese10

JulianaFiorese11

JulianaFiorese12

E por fim, mas não menos importante, começo a fazer a textura do cabelo na ilustração, também utilizando a canetinha 0.05. Essa é uma das etapas mais trabalhosas e demoradas, mas o resultado final fica muito legal.

JulianaFiorese13

JulianaFiorese14

Aqui está uma foto do desenho completo:

JulianaFiorese15

E essa é a ilustração finalizada que vai para o livro:

JulianaFiorese16

Espero que tenham gostado. E se gostaram, ajudem curtindo e compartilhando o link do blog. Também gostaria muito de conhecer a opinião de vocês sobre esse primeiro post, sobre o blog, algumas dicas e sugestões, etc..

A opinião de vocês é muito importante para mim e para o meu trabalho !!

Muito obrigada !

Juliana Fiorese

12 comments

  1. Oii Juliana! Tudo bem??
    Ha, eu sei que to aqui comentando pela primeira vez em um post super antigo, mas é justamente o motivo de uma dúvida que eu tenho!
    Eu também sou artista visual e ilustradora, mas tenho muita dificuldade de passar meus desenhos para o digital.
    Sei que você criou um pequeno livro com suas ilustrações do inktober e queria saber, quando você digitaliza seus trabalhos, vc só dá uma ajustada no photoshop, algo assim, ou chega a vetorizá-los?

    Ah, e eu adooooro seu traço! Te acompanho no instagram e admiro bastante! Parabéns pelo seu talento 😀
    Beijão!

    1. Oii Ana !! Tudo bem sim !! <3

      Esse foi o primeiro post, eu acho … ahahaha
      Então, eu faço isso mesmo que você falou: ajustes no photoshop !!
      Esse do livro do inktober eu não vetorizei não. Aliás, já faz muito tempo que eu não vetorizo nenhum desenho.

      Quando o desenho é para ser colorido, eu faço a colorização no computador.
      Escaneio o traço e coloco as cores por cima do desenho no photoshop.

      Qualquer coisa, é só falar. Obrigada por visitar o blog. <3 <3 <3 E fico muito feliz em saber que gosta do meu trabalho !! Sucesso !! Beijooooos !! <3 <3 <3

  2. Que lindo seu blog, fiquei muito feliz em ver uma blogueira tão talentosa, eu também desenho e meu sonho é fazer design gráfico ou visual e fiquei encantada com o seu traço, o cabelo desta boneca ficou simplesmente perfeito, parabéns!

    1. Owww Vitória !! Muito, muito, muito obrigada, viu !? Fiquei muito feliz que tenha gostado do meu trabalho. Desejo que corra atrás dos seus sonhos e que faça muito sucesso !! Estou começando com o blog agora, ainda tenho muito o que aprender. haha Obrigada por me acompanhar, e acompanhar o meu trabalho com esse carinho !! Abraços !!

  3. Adoro suas ilustrações e foi muito legal ver o passo a passo de uma sendo criada (também gosto de desenhar então isso ajuda bastante).
    Sobre a Miss Marvel, em 2014 uma nova personagem foi criada, Kamala Khan, que se tornou a nova Miss Marvel (a antiga ficou como Capitã Marvel e terá seu filme em breve) um marco na história dos quadrinhos porque trouxe a primeira super-heroína muçulmana da Marvel.

    🙂

Deixe uma resposta