Livros ♥

Dia mundial do livro

Hoje, dia 23/04, comemora-se o Dia Mundial do Livro e é sempre bom lembrar a importância que a leitura tem para nossas vidas.

Ler não só melhora o nosso vocabulário e a maneira de nos expressarmos, como também é capaz de modificar o comportamento humano e enriquecer uma sociedade inteira com os conhecimentos adquiridos através das leituras.

A leitura é tão importante pois nos abre caminhos para questionarmos, pensarmos, refletirmos e formularmos nossos  próprios pensamentos e ideias e, indo ainda mais além, a pessoa que lê sente-se mais confortável e confiante para lidar com os problemas da vida.

Sem falar que os livros também servem como grandes companhias, nos levando em viagens para qualquer lugar ou época e apresentando-nos personagens e universos dos mais variados.

Infelizmente, o índice anual de leitura no Brasil ainda é muito baixo, mas nós podemos mudar isso sempre compartilhando as nossas leituras, falando sobre livros e espalhando a importância de ler para os amigos e familiares.


Fonte da imagem: Pexels Free stock photos.

À convite da DarkSide Books, hoje vou contar aqui quais são os meus 3 livros favoritos da editora. E, para comemorar o Dia Mundial do Livro, a DarkSide disponibilizou 2 livros, à minha escolha, para sortear no instagram.

3 livros favoritos | DarkSide Books

Foi muito difícil escolher apenas 3 livros para indicar aqui quando se tem uma lista com histórias que tanto me agradaram.

Eu sempre indico O Circo Mecânico Tresaulti ou Onde Cantam os Pássaros, então, para mudar um pouco, eu escolhi outras leituras que me foram muito intensas e, certamente, não poderiam estar fora dessa lista.

Frankenstein

Frankenstein foi uma das minhas leituras preferidas do ano passado e eu lembro de ter terminado o livro com tanta empolgação que, a vontade que tive ao finalizar a última página, foi de recomeçar tudo outra vez.

O livro é repleto de tantas críticas em tantos detalhes que nos fazem refletir com cuidado e isso vai tornando-o cada vez mais impressionante.

Passamos pelos questionamentos sobre os limites éticos da ciência e a intrusão do homem em aspectos naturais à aceitação de certos saberes científicos; percebemos certos indícios sobre a amizade verdadeira; sobre o que é o bem e o que é o mal; os preconceitos a partir do que é diferente; e até onde sentimentos como ingratidão e inveja nos levam, também abordados ao longo da narrativa.

Frankenstein vai falar muito, sem pudor nenhum, sobre a morte, através de uma narrativa extremamente melancólica que nos conectará intrinsecamente com os sentimentos e as angústias do narrador que, ao contar sua história, nos proporciona o maior dos pesares em cada palavra que vai dizendo até chegar ao fim do livro.

Eu amei!

Os Pássaros

Outra leitura maravilhosa que fiz foi de Os Pássaros, um livro que pode ter várias interpretações, mas que eu fiquei tão feliz pela interpretação que fiz em minha leitura que certamente lerei novamente em algum momento.

Conforme o texto de Os Pássaros foi seguindo – e não demorou muito – e eu fui percebendo as consequências deixadas pelos Pássaros, eu comecei a enxergá-los como os próprios indícios da guerra. E isso ficou tão forte na minha leitura que, mais ou menos a partir lá do meio do livro, sempre que eles apareciam, eu só conseguia ver bombardeios aéreos e aviões de guerra sobrevoando Londres.

Foi através dessa analogia que segui viagem, principalmente por conta da devastação deixada pelos Os Pássaros nas primeiras páginas do livro, quando o narrador, em digressão, faz uma viagem à cidade caótica em que tudo aconteceu para lembrar e organizar seus pensamentos para contar a história para a sua filha e para nós, leitores.

Eu acredito que vale muito a pena conhecer essa obra de Frank Baker; ela tem uma bagagem muito forte sobre uma parte da história de Londres e, além disso, nos traz diversos questionamentos sobre a nossa própria humanidade desfigurada, suas consequências nisso tudo e a que ponto isso reflete na “vingança dos pássaros” (ou nas guerras, propriamente ditas).

Sem falar em todas as questões existenciais que nos são colocadas ao longo da narrativa. É impossível não sair pensando em como podemos lidar com isso enquanto indivíduos que somos.

Livro incrível!

Só os animais salvam

Por fim, mas não menos importante, para completar a lista de 3 livros favoritos da DarkSide Books, eu indico Só os animais salvam.

Só os animais salvam é uma nostalgia à história da humanidade voltando o olhar para os recantos mais sombrios do coração humano. É aquele livro que quando a gente termina de ler deixa um silêncio. Na alma, sabe?

Em Só os animais salvam nós fazemos uma verdadeira viagem no tempo, voltando à 1892 com a exploração de animais para trabalhos pesados, passeamos pelas Grandes Guerras Mundiais, pela Guerra Fria, Guerra do Golfo, chegando ao terrorismo e às expansões territoriais.

Ao mesmo tempo que Dovey fala de guerras físicas, das trincheiras, das filas de racionamento, etc., ela também aborda as nossas próprias guerras internas em alguns momentos do texto: questões de gênero, questões relacionadas ao próprio corpo, entre tantos outros.

Então ela nos mostra o nosso relacionamento com os animais, como fomos/somos cruéis com eles e como eles, mesmo assim, nos retornam o olhar carinhoso, inocente.

Todos os contos me emocionaram de alguma maneira e certamente vou relê-los outras vezes. Um por vez, devagar, para refletir mais sobre cada história.

Sorteio DarkSide

Como eu falei, em comemoração ao Dia Mundial do livro, a DarkSide Books disponibilizou dois livros para sortear; será 1 ganhador! Eu escolhi os meus preferidos: Frankenstein e Os Pássaros.

Para participar do sorteio é muito simples !! Basta seguir todos os seguintes passos: ♥

1 – Seguir o Perfil da DarkSide Books no instagram: clica aqui;
2 – Seguir o meu Perfil no instagram: clica aqui;
3 – Marcar 3 amigos nos comentários da foto do sorteio: clica aqui;
4 – Ter endereço no Brasil.

O resultado vai sair no dia 27 de abril lá no meu instagram (no stories e na foto oficial do sorteio).

Podem comentar lá quantas vezes vocês quiserem, mas é preciso marcar pessoas diferentes e perfis de amigos e familiares, hein? Não contarei como válido perfis de pessoas famosas, lojas, fakes, etc..

Ah! E, em caso de perfil bloqueado, será necessário que, no dia do sorteio, ele esteja desbloqueado para que eu possa conferir se o vencedor seguiu todos os passos.

O livro será enviado pela DarkSide Books em até 30 dias úteis, contando a partir do momento em que eu enviar os dados de envio para eles.

Já vou desejando boa sorte a todos.


Fonte da imagem: Pexels Free stock photos.

Espero que tenham gostado das indicações; tentei explicar os motivos pelos quais escolhi estes livros para exemplificar e defender toda a importância da leitura sobre a qual iniciei o post de hoje.

Acredito que estes são exemplos de livros poderosos que abrem nossos olhos diante de tudo que está à nossa volta, nos fazem pensar sobre o nosso passado como humanidade e nos levam a tomar decisões que melhorem o nosso futuro em sociedade.

Para facilitar o acesso a livros, a Amazon está fazendo a Semana do Livro que vai do dia 22 ao dia 28/04, onde todos os produtos estarão com frete grátis para todo o Brasil, além de várias promoções e descontos. Vale a pena acompanhar. 

É isso, gente. 

Espero que tenham gostado do post de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com muito carinho ♥,
Juliana Fiorese.

♥ MINHA LOJINHA ONLINE ♥

Lembrando que, comprando qualquer livro clicando aqui: Amazon
você ajuda o blog a crescer e incentiva cada vez mais a postagem de
novas resenhas como essa por aqui .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *