Projetos incríveis

Retrospectiva 2018


Final de dezembro é aquela época em que precisamos desacelerar um pouco, descansar e renovar as energias para, assim, iniciar um novo ciclo com força e serenidade.

Quando chega o final do ano, eu costumo começar a pensar em futuros projetos para o ano que está por vir. Mas antes de começar a pensar no futuro, resolvi olhar para o ano que passou e deixar registrado aqui, com o intuito de lembrar tudo o que deu certo ou errado e, dessa maneira, tentar trilhar um caminho melhor em 2019.

O post a seguir é mais que uma retrospectiva da minha jornada de ilustrações em 2018; é também um agradecimento a todos os que acompanharam e apoiaram o meu trabalho até aqui.

Maior desafio do ano: minha primeira HQ

No início de 2018 eu resolvi que este seria o ano em que eu publicaria a minha primeira história em quadrinhos. O sonho é antigo, mas foi neste ano que coloquei a ideia em prática e foi um trabalho desafiador, repleto de momentos incríveis, intensos e de muitas descobertas e aprendizados. Não foi fácil.

Clara Carcosa ocupou boa parte do meu ano – de janeiro a outubro – e foi um projeto que eu dediquei 100% do meu tempo para que ficasse tudo perfeito para os leitores.

Além do desafio de criar uma história, transforma-la em roteiro e ilustra-la, eu precisei planejar como seria a publicação da HQ e toda a campanha de financiamento coletivo para angariar fundos para a impressão. Felizmente o projeto foi bem sucedido e Clara Carcosa foi impressa.

Preciso agradecer demais a todas as pessoas que compartilharam o projeto nas redes sociais, em seus sites (Garotas Nerds, Uma leitura a mais) e espalharam a novidade para os amigos e familiares. Essa ajuda foi extremamente importante para impulsionar a campanha.

Também preciso agradecer as 618 pessoas incríveis que confiaram e apoiaram Clara Carcosa quando ela era apenas uma ideia. Sem vocês, esse sonho jamais seria realizado. Muito obrigada.

Me faltam palavras para agradecer também a todas as pessoas que deixaram sua nota sobre a HQ no skoob – eu acompanho de pertinho – e me emociono toda vez que descubro uma nova resenha sobre Clara. Muito obrigada Luciana, Danielle, Carolina, Joice, Mônica e Dani, por separarem um tempinho precioso da vida de vocês para compartilhar no skoob a opinião e experiência de leitura que tiveram – para ler o que elas falaram sobre Clara Carcosa, clica aqui, ficou incrível.

Minha gratidão para os blogs Estante Diagonal, Pausa para um capítulo, Chimarrão e livros, Coruja em teto de zinco quente; para os posts no instagram: Literarioig, Livre-se Clube de Leitura, Tatiana, Literarquia, Carolina Rodrigues, Estante Diagonal, Pages and Seasons, Riquereads, Arte ao seu redor, Descobrindo leituras, Viviane Dutra, Thais Texeira, Aline, Chimarrão e livros, Gabriel Faria; e para o canal Perdida na biblioteca ! Conhecer melhor a opinião de vocês foi muito importante para mim e certamente me inspiraram a continuar nesse universo dos quadrinhos. Muito obrigada.

P.S.: se você publicou algo sobre Clara Carcosa, por favor, me encaminha o link por e-mail para eu colocar aqui também.

Ilustrações e Loja

Mesmo com toda a correria com o projeto da HQ Clara Carcosa, eu ainda consegui reservar um tempinho para colorir alguns desenhos antigos e criar desenhos inéditos para trazer novidades para a minha Loja Onlineque hoje é o meu único meio de trabalho e é o que paga minhas contas -.

Por isso também sou muito grata a todos os que apoiaram o meu trabalho adquirindo produtos na Loja Online; tudo é feito com muito amor e esse retorno que recebo me dá forças para continuar. Muito obrigada.

Sites novos

Graças ao meu irmão, Thiago Fiorese, eu consegui juntar todos os meus sites – loja, portfólio e blog – em um único domínio – antes era uma bagunça só e estava me desestimulando!

Foi ele que fez tudo e agora eu estou muito satisfeita. Gratidão eterna para esse irmão tão maravilhoso!

Blog: https://julianafiorese.com.br/blog
Loja: https://julianafiorese.com.br/loja

Ainda preciso colocar as imagens e informações no portfólio, mas a estrutura já está toda pronta: https://julianafiorese.com.br/

Feiras

Este ano eu consegui participar mais de feiras aqui na minha cidade, em Recife e em Natal; e eu só tenho a agradecer a todos que me deram a oportunidade de estar presente nos eventos Feira Cria, Feirica, Mercado Louro e Canela, e Armazém Teeteto; à minha mãe linda, Lia Fiorese, que me faz companhia nessas tardes maravilhosas; ao meu marido, Vinicius Meira, por toda a ajuda em montar e desmontar os produtos; e a todas as pessoas que passaram nas minhas mesinhas e trocaram uma ideia comigo.

Esses momentos são únicos e mágicos e espero que em 2019 eu consiga participar ainda mais.

Exposição ‘O canto celestial do Oceano Infinito’

Não posso esquecer ainda que, no início de 2018, a minha primeira exposição individual O canto celestial do Oceano Infinito teve a oportunidade de abrir ao público novamente na sede da Energisa aqui em João Pessoa, na sede de Patos e de Campina Grande.

Muito obrigada, Alexandre Melo, por levar meu trabalho a outras cidades.

Sweeney Todd

Também preciso agradecer à Marina Ávila e à Editora Wish por esse trabalho lindo e tão legal de fazer. Obrigada pelo convite de fazer a ilustração para algumas recompensas do projeto Sweeney Todd no catarse.

Muito obrigada pela escolha e pela confiança no meu trabalho. Sou muito fã de vocês.

Blog

Esse ano também continuei com a parceria com a editora DarkSide Books e eu amei todos os livros que li esse ano publicados pela editora, e amei fazer os posts que fiz.

Muito obrigada, DarkSide, pela parceria e pela confiança. Foi um ano de lançamentos incríveis!

É isso…

2018 foi um ano cheio de desafios e de muita correria para mim, não foi fácil, mas foi um ano muito bom e eu sou grata por tudo o que me aconteceu e por todos que acompanharam minha jornada artística de perto.

Agora é hora de descansar, para que 2019 seja um ano bem intenso e criativo.

Um feliz Natal e um prospero Ano Novo para todos vocês.

Com carinho,
Juliana Fiorese

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *